Parceria entre Ford e McDonald’s transforma resíduo de café em partes de carros
Em um esforço para tornar a produção de seus veículos mais sustentável, a Ford fechou uma parceria com a rede de fast-food McDonald’s para transformar resíduos de café em bioplásticos. Durante o processo de torra, a palha do café naturalmente se solta dos grãos, e é esse resíduo, tradicionalmente usado como cobertura vegetal em jardins, que está sendo levado para os laboratórios da Ford.
As vantagens são muitas. Além de reduzir o desperdício e usar menos petróleo no processo, as partes criadas são mais resistentes e leves que o plástico tradicional. O objetivo da Ford é usar apenas plásticos recicláveis ou renováveis em toda a sua frota nos próximos anos.
Leia mais:
– Em parceria com a startup Arabyka, Syngenta usa blockchain para rastrear o café
– Blockchain é usado para “salvar” a cadeia de produção de café em Honduras
O processo de fabricação desse bioplástico começa com a palha de café sendo aquecida e misturada a outros ingredientes, incluindo plásticos. O produto final é então colocado em uma máquina e moldado em diversos formatos. Esse bioplástico já está sendo usado principalmente em componentes como suportes de faróis e elementos internos do veículo, como porta-copos.
Para divulgar a iniciativa, as duas empresas fizeram um vídeo inspirado na série “Comedians in Cars Getting Coffee”, criada pelo americano Jerry Seinfeld. No clipe, Debbie Mielewski, diretora de materiais sustentáveis na Ford, conversa com Ian Olson, diretor de sustentabilidade do McDonald’s.
Assista ao vídeo abaixo: