Agrocorp / Agtech /


Projeto milionário da SAP coloca startups de agro no foco e abre oportunidades para empreendedores

Conheça o plano da SAP para fomento a startups no Brasil e entenda por que isso abre diversas oportunidades ao mercado AgTech

Daniel Vieira *

A SAP, empresa global de tecnologia, vai investir R$ 40 milhões em cinco anos para desenvolver tecnologias voltadas à digitalização do Brasil e soluções de Internet das coisas (IoT) para o agronegócio. O foco desse aporte será o Centro de Pesquisa e Desenvolvimento da companhia no País, que fica em São Leopoldo, no Rio Grande do Sul.

O plano de investimento foi firmado entre a empresa e o governo brasileiro. O encontro que selou o acordo contou com a presença do presidente Michel Temer; do CEO mundial da companhia, Bill McDermott; do ministro da Indústria, Comércio Exterior e Serviços Marcos Pereira; de Cristina Palmaka, presidente da SAP no Brasil; e de Claudio Muruzabal, presidente da empresa na América Latina.

Pelo acordo, nos próximos dois anos a SAP vai integrar startups à cadeia de fornecedores da empresa e atrair investimentos privados em inovação, especialmente para projetos de pesquisa e desenvolvimento. Além disso, vai incentivar a capacitação de recursos humanos. O primeiro setor beneficiado é o do agronegócio.

“Por este acordo, a SAP se compromete a estabelecer uma rede de fomento a startups e aos pequenos negócios e compartilhamento das boas práticas que podem ajudar o Brasil nesse caminho de maior eficiência na produção agrícola e em setores que se beneficiam da produção rural, como transporte e logística”, afirmou o ministro Marcos Pereira.

Assinatura de acordo de investimento contou com líderes da SAP e o presidente Michel Temer

Assinatura de acordo de investimento contou com líderes da SAP e o presidente Michel Temer

“Com essa agenda digital, o Brasil se posiciona como referência global em inovação e se torna exemplo de como as sociedades vão produzir, consumir e proteger seus recursos vitais. Estamos orgulhosos de nos tornarmos o parceiro na aceleração da digitalização e no desenvolvimento econômico de uma região tão importante para a SAP e para o mundo”, disse o CEO Bill McDermott.

Cristina Palmaka, por sua vez, destaca o fato de a parceria levar a expertise global da companhia para diversos governos. “O objetivo é tornar a gestão pública mais eficiente e transparente e elevar a competitividade do País no cenário global.”