Expodireto Cotrijal: confira os destaques da Arena Agro Digital
Um dos destaques deste ano na Expodireto Cotrijal, importante feira agrícola realizada em Não-Me-Toque, Rio Grande do Sul, foi a Arena Agrodigital. Como o nome já aponta, o espaço reuniu startups e empresas que usam a tecnologia para potencializar o cultivo.
Um palco tomava conta do centro da arena, montada com um design futurista que remetia a uma nave espacial. Seu formato permitia a realização de palestras magna, como a que o economista e chefe-geral da Embrapa Gado de Leite, Paulo do Carmo Martins, ministrou sobre ameaças e oportunidades para a pecuária 4.0. Mas também oferecia suporte para até quatro palestras menores simultâneas. Os visitantes recebiam fones de ouvido e escutavam apenas o palestrante que estavam assistindo.
Leia mais:
– A inovação agtech na Agrishow 2019
– O agro na Campus Party 2019
Grandes empresas também montaram pequenos estandes com foco exclusivo em suas soluções de agricultura digital. A Basf mostrava sua plataforma Xarvio. A Bayer destacou o marketplace Orbia e seu novo programa de fidelidade, o Impacto Bayer. A Syngenta e a Corteva também estavam presentes, bem como fabricantes de maquinário agrícola. A John Deere, por exemplo, recentemente anunciou que seu Centro de Operações, onde são reunidas as informações coletadas pelos veículos da marca, está aberto à compatibilidade. E o presidente da empresa, Paulo Herrmann, fez uma palestra que inaugurou a programação oficial da arena.
O espaço também recebeu algumas startups. A Draup, por exemplo, estava promovendo o AgroPechincha, marketplace que permite negociações de serviços e produtos novos ou usados, com sugestões de acordo com a região do produtor. A Appelsoft mostrou a Nota Rural, sistema para emissão de nota fiscal eletrônica para o produtor. A plataforma Minuto da Terra, surgida na TV, migrou para a internet e estava mostrando seu novo site de cursos online, a Academia Minuto da Terra. A Insumo Fácil criou uma plataforma que conecta produtores, revendas e bancos, facilitando a compra de insumos e mostrando as melhores condições para os agricultores. A Dronagro apresentou sua solução de mapeamento aéreo com uso de drones. E a Hypercubes mostrou seus nanosatélites, capazes de fotografar o campo e gerar imagens, que serão lançados em órbita no segundo semestre do ano.
O jornalista viajou a Não-Me-Toque a convite da Bayer.