Hackathon busca soluções para a agricultura familiar no Paraná
No dia 28 de julho é comemorado o Dia do Agricultor. É também a data escolhida para o lançamento do hackathon Pense Agro, maratona online que vai buscar soluções inovadoras para a agricultura familiar e para os colégios agrícolas paranaenses. As inscrições podem ser feitas neste endereço até o dia 16 de agosto. A realização é uma parceria do Governo do Estado do Paraná com a Federação dos Trabalhadores Rurais e Agricultores Familiares do Estado do Paraná (Fetaep) e havia sido planejada para acontecer presencialmente, mas foi redesenhada para atender as regras de distanciamento social e será totalmente digital.
Serão mil participantes, principalmente estudantes de universidades e do ensino técnico agrícola, mas também professores interessados. O hackathon busca principalmente soluções em três eixos temáticos: uso e reúso da água no processo produtivo; eficiência energética; e horticultura em condições climáticas adversas.
De acordo com o cronograma oficial, as equipes serão montadas entre os dias 18 e 20, e a maratona acontecerá entre os dias 21 e 23 de agosto. A avaliação dos jurados será entre os dias 26 e 28, e no dia 31 de agosto haverá uma live para anunciar os vencedores. Além disso, a programação inclui cinco palestras: cooperativismo e agricultura familiar (dia 5/8), Agro 4.0: inovações e tecnologia no setor (12/8), desafio energias renováveis (17/8), desafio uso e reúso de água (18/8) e desafio horticultura de condições climáticas adversas (19/8).
Leia mais:
– Estão abertas as inscrições para o Case Startup Summit 2k20
– TIM lança desafio para startups do agro em parceria com o hub AgTech Garage
– Canathon busca soluções para o setor de bioenergia
Haverá premiação para os três primeiros colocados. Os grandes vencedores receberão uma vaga no programa Level One, do Sebrae, que mostra como desenvolver ideias a partir da metodologia usada pelas startups. A segunda equipe terá cinco horas de consultoria gratuita do Sebrae, e a terceira terá duas horas. Todos receberão premiações da Fetaep.
As ideias e soluções desenvolvidas durante o hackathon vão contribuir para o projeto da Escola Agrícola 4.0, projeto do governo estadual que quer transformar a Granja Canguiri, antiga residência dos governadores, em espaço que integrará o Colégio Estadual de Educação Profissional (CEEP) Newton Freire Maia.
Mais informações podem ser encontradas no site do Pense Agro.