Facebook e Baita anunciam programa de aceleração para agtechs
Não é novidade que Mark Zuckerberg se interesse pelo agronegócio. Desde 2017, o criador do Facebook tem estudado o que acontece no campo – e esse interesse já foi tema de reportagem da Plant Project. No ano passado, o empresário investiu em uma startup que se propõe a revolucionar o mercado do couro. Agora, ele e sua empresa mergulham ainda mais fundo nesse setor. O Facebook anunciou a criação do Campo Digital, programa de aceleração feito em parceria com a Baita Aceleradora com foco em inovação no agronegócio. As inscrições já estão abertas e as startups interessadas podem fazer seu cadastro neste endereço até o dia 18 de outubro.
O desafio focará em soluções de agricultura digital que usam a tecnologia para melhorar a produtividade, eficiência e sustentabilidade, especialmente para pequenos e médios produtores. Para participar é necessário estar em fase operacional, com o MVP em validação ou produto no mercado. Serão escolhidas 10 startups e o resultado será divulgado no dia 13 de novembro.
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“Vemos uma oportunidade para fomentar a inovação digital nesse setor tão vital da economia brasileira. Uma pesquisa do McKinsey de maio deste ano mostrou que apenas um terço dos produtores consideram usar ferramentas online para comercializar seus produtos, ou seja, existe um potencial enorme de ganho de eficiência e escala com o uso ferramentas digitais”, afirma Andréa Leal, gerente de políticas públicas do Facebook, em material divulgado à imprensa.
As startups selecionadas para o primeiro programa de aceleração do Facebook com foco no agronegócio passarão por um processo online com duração de quatro meses, além de capacitação técnica com profissionais da Esalqtec, da Inova/Unicamp e da Embrapa. O Demoday será em abril de 2021 e na ocasião as agtechs apresentarão suas soluções para um painel composto por investidores e representantes de fundos de investimento como a SP Ventures e o Yield Lab.