Agtech / Multimídia / Tendências /


Como é o futuro que startups preparam para os equipamentos agrícolas

 Equipamentos agrícolas fantásticos estão sendo preparados por startups e pesquisadores de diferentes partes do mundo. Saiba o que vem por aí

Por Daniel Vieira

O desenvolvimento tecnológico tem feito coisas incríveis pelo campo. O que vem por aí num futuro bem próximo, no entanto, promete colocar a atividade agrícola em patamares ainda mais elevados com o uso de sistemas avançadíssimos de robôs, Inteligência Artificial e Internet Coisas.  Confira o que algumas startups e pesquisadores internacionais estão preparando para o setor de máquinas agrícolas.

Agrobot

Essa empresa de origem espanhola desenvolveu uma colhedora automatizada de morangos. O sistema funciona com sensores ópticos que podem ser calibrados para recolher as frutas a partir de graus específicos de maturação. A calibração é feita com base na cor do morango e pode ser definida conforme o interesse do produtor.

O implemento conta também com uma série de braços mecânicos que trabalham de forma sincronizada com os sensores. Eles recolhem as frutas selecionadas e as descarrega numa esteira, que conduz o material até a parte superior do maquinário, quando uma pessoa condiciona as frutas em embalagens.

Para saber mais: http://www.agrobot.com/

Eis o agrobot

Eis acolhedora de morangos da  Agrobot

Farmbot

Empresa americana sediada em San Luis Bispo, na Califórnia, a Farmbot tem um equipamento – que leva o mesmo nome da companhia – que consiste num sistema de braços mecânicos e trilhos que pode ser programado para plantar e cultivar hortas.

O projeto funciona em pequena escala e tem como principio de funcionamento a automatização completa dos processos de cultivo, plantando e irrigando o jardim apenas onde há algo plantado. O braço mecânico que realiza os processos pode ter o bocal trocado para diferentes atividades, como plantar, irrigar ou fazer leitura de determinados parâmetros do solo.

Para saber mais: https://farmbot.io/

Aerodrone

Startup com base em Munique, na Alemanha, tem como principal produto um drone autônomo de pulverização, ainda em fase de desenvolvimento. A empresa afirma que o equipamento tem eficiência de 75 há pulverizados por hora e um consumo de apenas 0,2 litros por há. Além de ser operado totalmente por piloto automático, pode ser usado tanto de dia como à noite.

Para saber mais: http://www.aerodrone.biz/

Crops-robot

Outro projeto de robô para colheita foi desenvolvido pelo Crops-Robot, um grupo de pesquisa europeu que trabalha em diferentes projetos de máquinas inteligentes. Eles criaram um equipamento autônomo para colher pimentão que utiliza um braço robótico combinado a sensores ópticos. A tecnologia identifica a localização do fruto na planta, e o braço mecânico vai até o local para colher e armazenar o fruto de modo.

Para saber mais: veja vídeo abaixo