Agtech /


Como o cultivo aeropônico pode ajudar agricultores na Nigéria

Startup PS Nutraceuticals está aperfeiçoando a técnica de criar plantas sem solo

Muitas agtechs têm buscado soluções para cultivo em áreas urbanas. A nigeriana PS Nutraceuticals, de Samson Ogbole, usa o método aeropônico para resolver um dos problmas mais sérios do país: a falta de terras próprias para a agricultura. De acordo com o Departamento de Comércio dos EUA seriam necessários 78,5 milhões de hectares para alimentar a população de 190 milhões. Mas apenas 30 milhões de hectares são utilizados atualmente.

A solução aeropônica não necessita de solo. As plantas são criadas no ar, em estruturas próprias. “Utilizamos substitutos e fertilizantes para estimular o crescimento”, disse Obgole em entrevista a CNN. Entre as vantagens do método está a possibilidade de cultivar hortaliças durante todo o ano. Além disso, patógenos que normalmente afetam as plantas no solo são eliminados do processo.

O bioquímico Ogbole começou a experimentar o cultivo aeropônico em 2014 e montou sua startup dois anos depois. Para ele, as guerras do futuro serão travadas no campo da agricultura, e é preciso estar munido do melhor que a tecnologia tem a oferecer para otimizar a produção. Além de seu trabalho na startup, cuida de projetos que incentivam os jovens a participar da agricultura. “As pessoas sempre vão precisar comer. É um setor que nunca vai sair de moda”, disse.