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Glossário: Crowdfunding e crowdsourcing

Os termos podem até ser parecidos, mas o significado é bem diferente. Ambos o conceitos estão ligados a visões inovadoras de economia, e entender bem a diferença entre eles – e quando cada um pode ser utilizado – é importante para o empreendedor.

O crowdfunding tem até um nome em português: financiamento coletivo. Trata-se de uma ferramenta que ganhou muita força nos últimos anos e funciona como uma alternativa para métodos mais tradicionais de arrecadação de verba. O empreendedor apresenta sua ideia em uma plataforma e quem se interessar por ela pode investir certas quantias já determinadas. Em troca, esses investidores costumam receber “recompensas”, que incluem desde simples mensagens de agradecimento a versões concluídas da ideia original.

Um bom financiamento coletivo requer planejamento, uma meta plausível para a entrega das recompensas e clareza na maneira como o valor arrecadado será investido. Existem inúmeras plataformas que facilitam a vida de quem quer criar uma campanha. No mundo, alguns dos mais populares são o Kickstarter, o GoFundMe e o Patreon, entre outros. No Brasil, há o Catarse, o Kickante e até um site focado no financiamento de startups: o EqSeed. Em geral, esses serviços cobram uma porcentagem da quantia obtida.

Já o crowdsourcing, em linhas gerais, é a resolução de um problema a partir de diversos pontos de vista. É um conceito de interação social baseado na construção de soluções. O termo é uma junção das palavras “crowd” (multidão) e “outsourcing” (terceirização). Um problema é dividido em diversas pequenas tarefas e apresentado a um grande número de cabeças pensantes, que se dedicam a resolver cada uma delas da melhor maneira possível.

Em vez de recorrer a fornecedores tradicionais, as empresas têm recorrido a comunidades online. E os resultados costumam ser muito positivos, já que elas têm acesso a uma variedade maior de pessoas e saberes e a velocidade de resolução de problemas costuma ser maior enquanto os custos são menores. Existem campanhas de crowdsourcing focadas em obter ideias que extrapolam o quadro de funcionários tradicionais. Outras buscam dividir tarefas entediantes. Em alguns casos, a resolução das tarefas é feita de maneira voluntária.

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