Fogo de Chão será a primeira churrascaria a adotar Blockchain em sua cadeia
Parceria com a agtech HerdX permitirá aos consumidores saber a origem da carne servida nos restaurantes
Em breve, ao visitar uma das unidades da churrascaria Fogo de Chão nos Estados Unidos, será possível rastrear a origem da carne servida, conhecer o produtor e saber até qual foi a alimentação daquele boi. A rede será a primeira a adotar a tecnologia blockchain em suas unidades. A novidade será implantada primeiro em três restaurantes em Dallas, no Texas. Após um período de testes, de seis a nove meses, ela será levada a outros estados e países.
O sistema foi criado em parceria com a agtech americana HerdX. Um QR code nos menus poderão ser lidos por qualquer smartphone e o cliente será levado ao site da startup, onde encontrará as informações sobre a carne. “Nosso principal objetivo é promover o legado dos 2% da população que criam esses animais consumidos pelos americanos”, disse Austin Adams, CTO da HerdX, em entrevista à rede de TV americana CBS.
A plataforma ainda conecta pecuaristas e permite a eles monitorar seus rebanhos, mas apenas uma parte dessa informação estará disponível aos clientes da churrascaria em uma rede semi-pública. Segundo a rede, a carne monitorada pela HerdX não terá um valor diferente do resto do cardápio.
“Temos uma das cadeias de produção de alimentos mais seguras do mundo”, afirmou Barry McGowan, CEO da Fogo de Chão, à CBS. “Todos estão mais conscientes, e a tecnologia tem feito com que essa discussão avance. Agora, com Blockchain, ela vai ser acelerada”. A churrascaria espera lançar as bases para uma mudança na indústria e acredita que os consumidores, de posse de mais informações, poderão tomar decisões com mais segurança.