Glossário: Hackathon
O termo Hackathon costuma aparecer em meio à programação de diversos eventos de inovação, tanto do agro quanto de outros setores. Se você é um programador, provavelmente está mais familiarizado com seu significado. Mas qualquer empreendedor deveria participar de hackathons, já que suas vantagens são diversas.
Em linhas gerais, trata-se de uma maratona de programação, uma sessão que pode durar algumas horas ou alguns dias, em que grupos se reúnem para resolver algum problema, criar um produto ou apresentar uma solução para um setor. Normalmente acontecem dentro de eventos maiores e costumam durar uma noite ou um final de semana.
A inspiração para o nome vem justamente da quantidade de trabalho envolvido no desenvolvimento, do zero, de um protótipo viável. Os programadores precisam criar algo do zero – e o formato permite que pessoas diferentes trabalhem juntas em nome de um objetivo, oferecendo grande potencial de surgimento de empresas.
Leia mais:
– Hackathon Smart Agro mostra maturidade do ecossistema do Paraná
– Hackathon Bosch Agro vai premiar startups AgTech
– Bart Digital, a agtech que usa blockchain nas operações de barter
No ecossistema agtech brasileiro, um dos hackathons mais conhecidos é o Smart Agro, que acontece anualmente como parte da programação da Expolondrina. A startup Bart.Digital surgiu em um desses eventos. Grandes empresas também usam o formato para descobrir startups capazes de contribuir com seus ramos de atuação.
Lá fora, o modelo é usado por diversas companhias de tecnologia, especialmente o Facebook. Funcionalidades hoje consideradas banais, como o próprio botão de curtir, surgiram em eventos assim. É uma estratégia que a empresa sempre usou, antes mesmo de abrir seu capital na bolsa, e se mantém até hoje.
Leia outros posts da seção Glossário