Mundo AgTech: edição de 26 de julho
Um giro pelo que acontece de mais relevante e interessante nas startups do agronegócio pelo mundo
Como a inteligência artificial mudou o trabalho dos produtores
Há alguns anos, os fazendeiros tomavam suas decisões de acordo com seus instintos e experiência no campo. Mas hoje, algoritmos e inteligência artificial estão mudando a maneira como os produtores trabalham. A partir da análise de milhares de imagens e de dados, máquinas e softwares são capazes de indicar exatamente quando usar fertilizantes, defensivos ou quanta água é necessária. O site Quartz publicou uma reportagem interessante, com dados relevantes até para quem já acompanha a área há algum tempo. No texto, eles contam o case da vinícola Trinchero Family Estates, na Califórnia, que recorreu à tecnologia para saber se estavam usando água demais em suas uvas – o ideal é deixá-las mais secas para que o sabor fique concentrado. Depois de identificar o problema, agora eles usam o sistema para saber exatamente a quantidade de água necessária.
Leia a reportagem na íntegra no Quartz
As salsichas alternativas à base de plantas
As proteínas “plant based” chegaram para ficar. É difícil ficar uma semana sem ver o lançamento de algum novo produto que substitui as carnes por alguma versão alternativa feita de proteína de ervilha, feijões moyashi e outros vegetais. Dessa vez, a rede americana Dunkin’ Donuts fechou uma parceria com a badalada Beyond Meat para oferecer um sanduíche com ovo, queijo e salsichas vegetais. O lanche já é oferecido em 163 unidades espalhadas por Manhattan, em Nova York, e devem ser vendidas em todos os estados americanos em breve. De acordo com as primeiras resenhas, essa opção de café da manhã é surpreendentemente saborosa. Também reforça a leitura de que essas proteínas são destinadas a carnívoros, já que o lanche não é apropriado para veganos.
De grandes proprietários para pequenos produtores
A agtech francesa Gamaya surgiu em 2015 com o objetivo de usar um sistema de captura de imagens aéreas para oferecer informações a grandes produtores. A startup recebeu um aporte de 10,9 milhões de euros em uma rodada de financiamento liderada pela fabricante de maquinário agrícola indiana Mahindra & Mahindra. Com os recursos, no entanto, uma mudança de foco será necessária, já que a companhia é conhecida por produzir tratores para pequenos produtores. A Gamaya atua principalmente no Brasil, com proprietários de grandes fazendas, mas agora poderá oferecer suas soluções para produtores que raramente têm dinheiro para contratar serviços de alta tecnologia.
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