Agtech / Notícias /


PariPassu lança indicador de qualidade e segurança de alimentos

No mercado desde 2005, a PariPassu desenvolve soluções de gestão agrícola, rastreabilidade, gestão de qualidade e indicadores de desempenho. Agora, ela lança um indicador de boas práticas, o Index PariPassu, cujo objetivo é medir a qualificação dos produtores e distribuidores de frutas, legumes e verduras.

Embasado nas próprias soluções de rastreabilidade da empresa e no banco de dados, com mais de 10 anos de informações, o Index leva em conta três variáveis: rastreabilidade, segurança dos alimentos e qualidade. Cada uma delas terá um valor, entre 0 e 100, e o resultado final será a média do desempenho. “O Index vai mostrar onde o produtor ou o distribuidor precisa implementar melhorias”, diz Giampaolo Buso, diretor da PariPassu. A elaboração representou um grande desafio à empresa, principalmente para conciliar dados que não eram compatíveis. “Foi um trabalho de higienização da informação”, diz o diretor. “Não podíamos prejudicar ninguém.”

Leia mais:
Fogo de Chão será primeira churrascaria a adotar Blockchain em sua cadeia
São Paulo quer se tornar um modelo global na área de alimentos

Inicialmente, apenas os clientes da PariPassu poderão consultar os resultados do indicador. “Os fornecedores e produtores precisam se acostumar com a lógica”, diz Giampaolo. “A primeira entrega do indicador foi feita para 100 clientes, uma amostra pequena, mas significativa em sua representatividade”, afirma Buso. Até o final do ano, uma nova entrega será feita, com os dados consolidados de 2019. Em fevereiro, todos os clientes da PariPassu passarão a receber o relatório. No futuro, Giampaolo Busi afirma que o consumidor final pode ter acesso aos indicadores.

“Rastreabilidade é uma obrigatoriedade. Mas também faz sentido para o negócio. O produtor e distribuidor precisa dar um passo adiante e abandonar a percepção de que precisa seguir as normas apenas por conta da fiscalização”, afirma ele. Buso espera que o Index ajude a direcionar boas práticas. “E se torne uma referência em atendimento a padrões de qualidade e gestão de segurança”, completa.