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Startup New Culture cria queijo em laboratório e recebe aporte da Heinz

Já falamos de carnes à base de plantas e até bifes criados totalmente em laboratório à base de células animais, sem a necessidade do abate. Agora, uma nova startup está desenvolvendo queijos em laboratório – e despertou a atenção de uma gigante. Criada no final de 2018, a New Culture Foods usa uma técnica que mistura o método tradicional com fermentação e o uso de proteínas à base de vegetais. Agora, recebeu um aporte de US$ 3,5 milhões liderado pela Evolv Ventures, o braço de venture capital da Kraft Heinz.

A equipe da New Culture diz, em entrevista ao site AgFunder News, que um queijo feito totalmente à base de plantas não é viável, já que faltam elementos fundamentais. Para contornar o problema, eles desenvolveram uma versão da caseína micelar, proteína originalmente encontrada no leite, que dispensa a necessidade dos animais. Com isso, criaram um produto interessante para um público preocupado com a sustentabilidade da produção, já que a produção do queijo é uma das cinco mais poluentes do mundo (em emissão de gases causadores do efeito estufa).

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A atuação da New Culture faz parte de um movimento de busca por alternativas ao leite “tradicional”. A pecuária de leite já sofre os efeitos com a proliferação de versões à base de amêndoas, soja e aveia, entre outros. Outras food techs também estão trabalhando em produtos inovadores sem leite. A Perfect Day conseguiu criar um sorvete feito a partir da fermentação, e a Motif FoodWorks tem desenvolvido proteínas alternativas para usar em produtos como os hambúrgueres “plant based”.

O investimento também é uma tentativa da Heinz de diversificar seu portfólio. A companhia tem enfrentado dificuldades, com o valor das ações e as vendas caindo vertiginosamente desde 2018. Além de oferecer versões de alguns de seus produtos mais populares, como seu macarrão com queijo, a empresa pode interagir com uma nova base de clientes.