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Faber-Castell investe em espaço de inovação – e o agro pode se beneficiar dele

Espaço de criatividade em São Paulo oferece cursos para executivos de todos os segmentos, criados a partir de demandas das empresas

O primeiro Espaço de Criatividade e Inovação da Faber-Castell no Brasil foi projetado com foco nas crianças. A marca, conhecida por seus lápis de cor e outros instrumentos de escrita, instalou o espaço no shopping Market Place, em São Paulo, após um longo período de planejamento em que o conceito foi trabalhado a partir da Aprendizagem Criativa, teoria que diz que o aluno vai aprender mais se estiver engajado na construção do conhecimento. O que a equipe da empresa não contava é que o formato seria interessante também para os adultos.

“A criatividade será umas das habilidades mais importantes e demandadas para um profissional no século 21. Então, adaptamos os conteúdos e passamos a oferecer workshops para adultos com uma linguagem diferente”, diz Eduardo Ruschel, Diretor de marketing e inovação da Faber-Castell. “O objetivo é desbloquear e trabalhar o mindset criativo desses executivos através de conceitos modernos dos processos de inovação para tornar o processo criativo estruturado e visual, proporcionando um novo olhar para os desafios propostos”, afirma.

Atualmente, o programa contempla dois formatos. Workshops temáticos são oferecidos ao longo do ano para turmas de até 40 pessoas, de áreas distintas. Mas a equipe de inovação também oferece serviços personalizados, de treinamentos a lançamentos de produtos. “Uma empresa também pode apontar uma necessidade específica para ser trabalhada em oficinas e programações”, diz Ruschel.

A Cargill é uma das clientes que já usou esse tipo de serviço, o que mostra como o programa pode beneficiar profissionais de todos os setores, inclusive o agro. “Os cursos oferecem oportunidades de ver o problema sob pontos de vistas diferentes e, principalmente, desenvolver o olhar de fora para dentro da empresa”. Ele diz que executivos de segmentos bastantes distintos, do eletroeletrônico à indústria farmacêutica, passaram pelas capacitações para explorar problemas de consumidores reais.

Até agora, o sucesso foi tão grande que a empresa espera expandir a atuação. “O espaço do Market Place é um piloto dessa nova proposta. Como piloto, no primeiro ano de operação, estamos na fase de colher aprendizados para entender todas as oportunidades que o empreendimento oferece e fazer os ajustes necessários nos processos”, diz Ruschel. Novos espaços devem ser inaugurados a partir de 2020 em regiões com ecossistemas escolares fortes, e não apenas em capitais.

A operação no Brasil é a maior do grupo, e a iniciativa chamou a atenção da matriz, que espera levar o formato para outros países. “A criatividade é parte do DNA da empresa e a base de todas as nossas ações. Essa ampliação da oferta com novos produtos e serviços traz uma nova vertente para companhia”, afirma o diretor de marketing e inovação.