Mundo AgTech /


Mundo AgTech: edição de 27 de setembro

Um giro pelo que acontece de mais relevante e interessante nas startups do agronegócio pelo mundo

McDonald’s fecha parceria com a Beyond Meat

Enquanto o Burger King oferece seu Impossible Whopper em parceria com a food tech Impossible Foods nos Estados Unidos, o McDonald’s lançará um lanche com carne à base de plantas feita pela Beyond Meat. Por enquanto, o P.L.T., ou “Plant. Lettuce. Tomato.” (“Planta. Alface. Tomate.”), como é chamado o hambúrguer, será lançado apenas em alguns restaurantes no Canadá, em fase de testes. O resultado dirá se a rede de fast food levará o lanche para os Estados Unidos – e eles não estão com pressa, já que a nova opção no menu exigiria uma série de mudanças nas lojas.

Leia mais no Food Dive

Blockchain é usado para “salvar” a cadeia de produção de café em Honduras

Honduras é o sexto maior produtor de café do mundo, mas sua cadeia está em frangalhos. As exportações devem cair quase 5% no ano que vem, os produtores estão abandonando suas lavouras para tentar a vida nos Estados Unidos e para piorar uma doença está afetando os pés de café, impedindo que eles continuem produzindo. Para tentar ajudar a reverter a situação, a startup texana GrainChain fechou uma parceria para oferecer sua plataforma de Blockchain para todos os elos dessa cadeia desconjuntada. O objetivo é diminuir os riscos, conectar os produtores a bancos, ampliando a confiança dos dois lados e, em última instância, fomentar novos investimentos no setor.

Leia mais no AgFunder News

Tecnologia ajuda os produtores japoneses

A tecnologia passou a ocupar um papel muito importante no agronegócio mundo afora, mas no caso do Japão ela se tornou uma necessidade. A mão de obra diminuiu muito, e a própria geografia do país dificulta o cultivo. Para driblar o problema, os japoneses estão recorrendo a fazendas verticais que usam polímeros para reduzir o consumo de água, e a tratores robôs automatizados. À medida que os testes são feitos e a viabilidade das soluções é comprovada, essa tecnologia é levada para países africanos que precisam de suporte.

Leia mais no site da BBC Brasil