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Acessando a cadeia do leite brasileiro

No dia 24 de junho comemora-se o Dia Mundial do Leite. Somos dependentes deste alimento a partir do momento que chegamos a esse mundo. Além disso, o leite possui uma cadeia econômica própria incrível, com inúmeros derivados e participando de vários produtos. Não há como negar a nossa paixão como mamíferos pelo leite. Curiosamente, esse segmento é cheio de desafios e as inovações são necessárias dia a dia para manter o sucesso dos empreendimentos. No final dos anos de 1990, o engenheiro agrônomo Marcelo Pereira de Carvalho, percebeu essas necessidades e demandas e resolveu empreender. Criou o AgriPoint, em um momento em que havia muitas desconfianças sobre o real papel da internet na sociedade. Na sequência criou o MilkPoint como um serviço de inteligência de mercado para o leite brasileiro. O atual CEO da MilkPoint é sem dúvida um visionário e um bem-sucedido empreendedor, sendo uma referência nacional quando se fala de leite em todos os seus aspectos. O Startagro celebra esse dia do leite com uma conversa muito entusiasmante com um dos seus maiores entusiastas.

“[…] Assim nasceu o site, já com o conceito de comunidade, baseado em um modelo em que as pessoas poderiam comentar e trocar ideias, aproximando a produção e a indústria, trazendo informação sobre consumo e inovação, ocupando um espaço no mercado”.

Como surgiu a ideia de uma startup em uma época que não se falava sobre isso no Brasil e lá fora embrionariamente nasciam Google e Amazon? “[…] naquela época eu tinha feito mestrado em ciência animal e comentei com meu orientador que eu estava querendo montar um site, isso porque eu já estava inserido na cadeia do leite, gostava de escrever e já tinha uma rede de relacionamentos, a qual eu decidi acionar para montar esse portal, onde pudessem ser reunidos especialistas para escrever. Assim nasceu o site, já com o conceito de comunidade, baseado em um modelo em que as pessoas poderiam comentar e trocar ideias, aproximando a produção e a indústria, trazendo informação sobre consumo e inovação, ocupando um espaço no mercado”.

Não há dúvidas que a startup da bolha de internet se tornou um case de sucesso e hoje é uma referência no setor e continua inovando, com intraempreendedorismo e gerando suas próprias spin-off, como o EducaPoint uma plataforma de treinamento para o setor agro. Sem dúvida alguma, Marcelo é um empreendedor nato e mesmo com mais de 20 anos de história não para, “ainda existe muito trabalho a ser feito, isso porque se antes o desafio era atuar no ambiente da internet, que ainda estava em formação, hoje com a sua popularização, tem-se o desafio da ampla ocorrência pela atenção dos leitores, isso porque ocorre uma avalanche de informação sempre que esse potencial cliente acessa um guia de pesquisa na internet”.

“[…] hoje quando bem trabalhado é um setor capaz de faturar muito mais por hectare do que a soja, por exemplo”.

Sobre o setor do leite, que é sua paixão, Marcelo comenta que “[…] é uma cadeia problemática, que as vezes está combatendo importações, fazendo reclamações ao governo, que é visto com um setor de informalidade com pequeno produtor, tendo um histórico anterior de fraude, sendo ainda uma cadeia que mais importa e que pouco exporta. Assim, a cadeia do leite ainda tem uma imagem muito arraigada em baixa produtividade e que demanda muito trabalho. Porém isso mudou muito ao longo dos anos, principalmente devido a um processo de ganho tecnológico e de gestão intenso. Por isso, hoje quando bem trabalhado é um setor capaz de faturar muito mais por hectare do que a soja, por exemplo. No entanto ainda é uma atividade dispendiosa e com menor volatilidade que outras áreas agrícolas”.

Marcelo relata que o setor foi impactado com a chegada de muita tecnologia ofertada por startups, tanto para grandes como para pequenos produtores e os reflexos destes impactos tecnológicos estão no aumento da rentabilidade. O MilkPoint acompanha com muito critério todas as novas tendências, antecipando sua chegada ao mercado. Um exemplo disso, são as questões sobre conforto animal (Compost Barn) tão faladas atualmente e que foi mostrada pelo MilkPoint ainda em 2011 com pioneirismo.

um passo de sucesso não constrói um futuro

O CEO do MilkPoint tem uma máxima para continuar sua trajetória empreendedora “um passo de sucesso não constrói um futuro”. Mesmo após ter surfado na crista da onda do boom da internet, Marcelo não descansa, principalmente quando se trata da divulgação e criação de conteúdo para o setor agro e conclui que: “[…] o mundo está cada vez mais rápido, com mudanças cada vez mais profundas, e esse processo está se intensificando a cada dia, então eu acho que a gente tem que ter noção do que conquistamos, mas temos que estar alertas constantemente, pensando em como vamos nos tornar mais relevante, impedindo que acabemos ultrapassados. Bem, nós não temos essa resposta, e só vamos obtê-la testando as possibilidades que forem surgindo, assim caminhando sem fazer grandes planos de longo prazo”.