Agricultura de precisão: o que é, para que serve e quais os seus benefícios
Entenda como funciona a agricultura de precisão e como ela pode fazer a diferença na tomada de decisão nas fazendas
Daniel Vieira, da StartAgro (*)
A agricultura de precisão tem sido impulsionada em grande parte pelo desenvolvimento e o barateamento de certas tecnologias antes inacessíveis a muitos produtores.
O termo da agricultura de precisão surge a partir da constatação de manchas e falta de uniformidade na produtividade de uma lavoura, problema que levou à busca de soluções para abolir essas manchas, com a aplicação diferenciada de insumos.
Jose Paulo Molin, professor da ESALQ (Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz”), define agricultura de precisão como um método de gestão e gerenciamento da produção agrícola em que, por meio de diversas ferramentas, a produção de dados possibilita ao produtor otimizar a produção por meio do controle da variabilidade espacial de produção e de outros fatores associados a ela.
Momento da virada
O ponto da virada para a agricultura de precisão foi a criação do GPS (Global Position System). A partir dessa inovação, passou a ser possível atribuir a uma determinada informação de fertilidade ou produção uma localização exata.
LEIA TAMBÉM
COMO O BRASIL PODE SE TORNAR UMA POTÊNCIA EM STARTUPS AGTECH | INOVANDO NA UNIVERSIDADE
AGTECH, A NOVA FRONTEIRA DO AGRONEGÓCIO: COMO O BRASIL PODE APROVEITAR ESSA OPORTUNIDADE
STARTUP UNICÓRNIO: O QUE FALTA PARA O BRASIL TER “SAÍDAS” BILIONÁRIAS? AS AGTECHS TÊM CHANCES?
O uso de GPS na agricultura possibilitou que amostragens de solo, em grid (formando uma malha quadriculada), por exemplo, recebessem coordenadas geográficas. Assim, tornou-se possível elaborar mapas de fertilidade a partir da interpolação dos dados de cada ponto. Maquinários, como colhedoras, também passaram a vir com GPS associado a sensores para determinar volume colhido, o que permitiu a geração de mapas de produtividade.
De maneira geral, os mapas de produtividade e fertilidade permitem que o gestor determine áreas de maior ou menor aptidão na propriedade. Dessa forma, ele pode direcionar mais recursos para melhorar o desempenho em áreas de alta produção/fertilidade e não investir além do que uma área é capaz de produzir. Isso sem falar na possibilidade de planejar, por exemplo, a reposição de nutrientes do solo com base no que foi extraído pela produção agrícola.
Planejamento de plantio
Outro avanço proporcionado ela agricultura de precisão foi o planejamento de plantio. Em diversas culturas, esse processo é realizado por meio de plataformas digitais. Os dados são então exportados e inseridos no computador de bordo do maquinário agrícola, o que por sua vez vai garantir que cada semente ou muda seja posicionada de acordo com a recomendação do software.
Isso possibilita que se trabalhe com alta precisão e baixíssima margem de erro, pois a interferência humana praticamente inexiste nesse processo, e os mesmos arquivos podem ser utilizados no momento da colheita.
Uma das tecnologias ainda em processo de desenvolvimento e testes é o uso de sensores de diferentes espectros, algo que em breve será uma realidade no campo. Já existem equipamentos capazes de identificar a presença de uma planta daninha e aplicar o herbicida apenas sobre ela. O grande beneficio dessa tecnologia é a economia, pois o defensivo pode ser ministrado apenas no local necessário.
Tecnologias como essas, no entanto, ainda têm um custo muito elevado, principalmente em relação à aplicação. Esse tipo de mecanismo exige que os bicos de aplicação sejam muito específicos, além da necessidade de instalação de um sistema não convencional no maquinário. São instrumentos de precisão sensíveis que necessitam de um cuidado diferente dos equipamentos convencionais.
Startups AgTech
Outras tecnologias têm siso desenvolvidas por startups AgTech, com soluções que vão de ferramentas de gestão ao sensoriamento remoto para irrigação e experiências com o uso de drones na pulverizações de insumos.
A agricultura de precisão é um agente transformador na agricultura. Ela revolucionou a produção agrícola ao profissionalizar os processos e permitir a mensuração de variáveis que influenciam a produção, auxiliando assim o produtor na tomada de decisão.
- Daniel Vieira é da equipe da StartAgro e da Datagro Farm e estudou na Esalq e na University of Arkansas