Agtech / Notícias /


Agro Iot Lab anuncia primeiras soluções de conectividade para o campo

Iniciativas usam internet das coisas para oferecer mais informações aos produtores

Em 2018, a Vivo, Ericsson e a Raízen firmaram uma parceria para desenvolver soluções de conectividade no campo. A iniciativa, chamada Agro IoT Lab, teve início em janeiro, com a seleção de seis startups. Agora, essas empresas anunciaram as primeiras aplicações de Internet das Coisas desenvolvidas dentro do projeto.

A IoTag, empresa de telemetria de maquinário, apresentou um projeto para tratores conectados que capta informações em tempo real identificando o uso indevido de combustível e reduzindo o desperdício em até 10%. A Ativa Soluções, também com foco em telemetria e gerenciamento remoto, desenvolveu uma estação meteorológica dedicada à coleta e armazenamento, processamento e transmissão de dados como precipitação, velocidade e direção do vento, temperatura e umidade do ar, entre outros dados. O produtor tem acesso às informações em tempo real e é capaz de tomar decisões mais rapidamente.

Por fim, a @Tech, startup que desenvolve soluções para a pecuária de precisão, apresentou uma nova versão de sua principal ferramenta, o Beef Trader Premium. O sistema dá ao pecuarista todos os dados para identificar o chamado Ponto Ótimo de Negociação (PON), cujo objetivo é aumentar seu lucro. Uma das tecnologias mostradas usa inteligência artificial para avaliar a evolução da deposição de gordura do animal – e o criador recebe tudo em seu smartphone, facilitando a tomada de decisão do melhor momento para comercializá-lo.

As aplicações em IoT para o agronegócio usam a frequência de 450 MHz (nos centros urbanos, os smartphones e outros aparelhos usam a frequencia de 700 MHz), e operam nas redes Narrow Band IoT (NB-IoT) e Long Term Evolution for Machines (LTE-M), lançadas oficialmente pela Vivo em março deste ano. As demonstrações foram feitas em Piracicaba, onde fica o Pulse Hub, espaço de inovação da Raízen, e foram acompanhadas por representantes da Anatel.

Leia mais:
– Agro Iot Lab seleciona startups para resolver o problema de conectividade no campo
8 empresas querem resolver o problema da conectividade do agro