Agrofy recebe US$ 23 milhões em maior rodada para agtechs da América Latina
Na maior rodada de investimentos já registrada por uma agtech latinoamericana, a argentina Agrofy captou US$ 23 milhões. A rodada foi liderada pelo fundo SP Ventures e realizado no final de dezembro. Agora, os recursos serão usados para aperfeiçoar a logística e simplificar os processos da plataforma. O objetivo, de acordo com os fundadores, é melhorar a experiência para os usuários.
A Agrofy criou um marketplace que conecta vendedores e produtores de uma enorme gama de produtos, de maquinário agrícola a serviços financeiros. O grande diferencial em relação a outras soluções semelhantes foi a incorporação de todos os players da cadeia. É comum encontrar plataformas que se propõem a cortar os intermediários. Na Agrofy, todos têm espaço.
A solução já foi comparada à uma versão da Amazon focada no agronegócio. Atualmente, a plataforma possui 200 mil diferentes produtos oferecidos por 10 mil vendedores. Mais de 500 mil produtores estão cadastrados, e o marketplace recebe 5 milhões de visitantes por mês. Por enquanto, a categoria de maquinário é a mais ativa, mas outras categorias devem ganhar tração em breve.
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O modelo de negócios é baseado em uma mensalidade cobrada dos vendedores que desejam ofertar seus produtos. Com o aporte, no entanto, a empresa espera introduzir um novo sistema de taxas baseadas nas transações que podem injetar US$ 50 milhões na receita da Agrofy ainda em 2020.
A rodada de investimentos foi realizada em meio a um período político turbulento na Argentina: com as eleições presidenciais, Mauricio Macri deixou o cargo e foi substituído por Alberto Fernández e pela vice Cristina Kirchner. A mudança de alinhamento fez com que todos temessem pelo negócio, mas sua realização é uma prova da força da solução da Agrofy. “Nossos investidores sabem que não somos apenas uma empresa argentina: temos operações em nove países da América Latina e 50% de nossa receita vem de fora do país”, diz Alejandro Larosa, cofundador e presidente da Agrofy, em entrevista ao AgFunder News. A agtech já opera no Brasil e deve expandir sua atuação para o México em 2020.