Agtech /


Agtech brasileira Leaf lança API para integrar dados de múltiplas fontes

Até agora, a agtech brasileira Leaf Agriculture estava atuando de maneira discreta, confiando no boca a boca para aumentar sua base de clientes e parcerias com empresas do setor. Mas o site AgFunder News noticiou que ela saiu do modo “stealth”, após passar bastante tempo garantindo que sua solução estivesse rodando sem problemas.

A Leaf desenvolveu um API, sigla em inglês para Interface de Programação de Aplicações. Trata-se de um conjunto de padrões para que aplicativos diferentes se comuniquem entre si. A vantagem para o produtor é que dados provenientes de diversos maquinários e apps de agricultura digital vão poder ser combinados entre si. A startup diz que vai fornecer uma infraestrutura muito necessária para o desenvolvimento do setor, garantindo a compatibilidade das informações para que os produtores não precisem se preocupar com isso.

Praticamente só com a propaganda boca a boca, a Leaf conta com parceiros importantes, como John Deere, AGCO, CNH, Climate, Syngenta, Trimble, Strider, New Holland e outras. Em março, ela recebeu aportes em um rodada pré-semente liderada pela ACE Startups e pela Radicle Growth. O valor do aporte não foi divulgado.

Leia mais:
Para ganhar o mundo, Solinftec muda comando para os Estados Unidos
Agtech brasileira DataFarm é selecionada para programa de startups da John Deere

O desenvolvimento dessa solução chega em um momento de mudança no mercado. Nos últimos 20 anos, as empresas do setor, especialmente fabricantes de maquinário agrícola, desenvolveram sistemas proprietários de captura de informações que não conversavam entre si. Recentemente, a situação mudou e elas se mostraram mais abertas à convergência. “Começamos a focar nesses fabricantes, porque as informações captadas pelas máquinas são o pilar para muitas análises e aplicações, e também porque são muito difíceis de se trabalhar”, afirma Bailey Stockdale, CEO da Leaf, em entrevista ao AgFunder News

O modelo de negócios envolve um período de testes gratuito e dois formatos de assinatura: cobrança à medida em que o serviço for utilizado, indicado para pequenos produtores; e um plano mensal ou anual para empresas maiores.