Fomentador AgTech, George Hiraiwa assume Secretaria de Agricultura do Paraná
Idealizador do hackathon Smart Agro, George Hiraiwa tem sido um dos mais influentes articuladores do ecossistema de inovação na agricultura
Por Clayton Melo
clayton@startagro.agr.br
O empresário e produtor rural George Hiraiwa é o novo Secretário de Estado da Agricultura e Abastecimento do Paraná. Engenheiro agrônomo formado pela Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq-Usp), Hiraiwa atua no setor de franquias, presidiu a Associação Comercial e Industrial de Londrina (Acil) e faz parte do Conselho de Administração do Sicoob.
Hiraiwa tem sido um dos mais importantes fomentadores da cena AgTech no País. Ele é, por exemplo, o idealizador do hackathon Smart Agro, realizado nas edições da Expo Londrina, iniciativa que resultado numa aceleradora de startups no Paraná.
A maratona envolve programadores, hackers, desenvolvedores e inventores para buscar soluções tecnológicas para o setor. O evento acontece desde 2016 em Londrina e resultou na criação da SRP Valley, um ecossistema de inovação que reúne a Sociedade Rural do Paraná e entidades como o Instituto Agronômico do Paraná (Iapar) e o Sebrae, com a proposta de apoiar projetos tecnológicos e startups do setor do agronegócio.
Hiraiwa já participou de eventos StartAgro, como o que foi realizado durante o Digital Agro, em Carambeí (Paraná).
“O novo secretário é um técnico com ideias inovadoras e muita experiência na área rural. Ele vai dar grande contribuição para o crescimento da nossa agropecuária e para o desenvolvimento tecnológico aplicado à produção agrícola”, afirmou a governadora do Paraná, Cida Borghetti, durante evento de nomeação de Hiraiwa.
Hiraiwa diz que o Paraná tem todas as condições de utilizar a tecnologia a favor da agricultura. “Muitos municípios, como Pato Branco, Jacarezinho e Toledo, já contam com parques tecnológicos desenvolvidos que podem contribuir com os nossos agricultores”, afirma. “Além de ampliar a produtividade e dar mais eficiência à agropecuária, os projetos de inovação também despertam o interesse dos jovens a continuar trabalhando no campo.”