Aleph Farms cria bife em laboratório
Startup israelense acredita que o produto chegará ao mercado em dois anos
A chegada das carnes feitas em laboratório ao mercado está cada vez mais próxima. A startup israelense Aleph Farms conseguiu criar um bife que, segundo eles, oferece “toda a experiência da carne, com aparência, textura e formato de cortes de carne tradicionais”. Em parceria com o Instituto de Tecnologia de Israel, a startup conseguiu superar o principal obstáculo na criação da chamada carne limpa que é justamente a interação entre células fora do ambiente animal. O resultado ainda é um bife fininho, mas a partir de agora os avanços serão mais rápidos.
Desde que foi fundada, no ano passado, a Aleph recebeu o apoio da incubadora de food techs The Kitchen e investimentos de fundos de capital dos Estados Unidos e da Europa. Esses recursos estão sendo usados para criar tecnologias capazes de reduzir os elevados custos de produção de carne limpa.
A comercialização dessas carnes em grande escala ainda está um pouco distante. O CEO da Aleph espera produzir o suficiente para colocar o produto no mercado dentro de dois anos. E a competição nesse segmento está acirrada: a New Age Meats conseguiu obter um protótipo de salsicha, a Memphis Meats anunciou ter criado tiras de carne de frango, e a JUST afirmou que colocará sua carne limpa de frango no menu de restaurantes em breve.
Nos Estados Unidos, uma pesquisa feita pela internet mostrou que 60% dos entrevistados testaria a carne limpa, mas apenas 27% compraria um pacote no mercado. Além das barreiras tecnológicas e econômicas, será preciso enfrentar a resistência de uma parcela desconfiada da população.