Tendências /


Artigo: O bom, o mau e o feio

Por Ricardo Campo, coordenador de inovação da Raízen e gestor do Pulse hub

A cena não é incomum. Ambiente árido, tensão no ar, olhares fixos e corpos pareados. Os desafiantes se encaram frente a frente, esperando pelo melhor momento ou um deslize para sacarem seus argumentos e começarem a troca de disparos. Nessa peleja quase que frequente, o debate polarizado entre produção agrícola e sustentabilidade segue ganhando contornos de Spaghetti Western.

“Faroeste espaguete” ou “Bang-bang à italiana” foi como ficaram conhecidos os filmes de Western produzidos na Itália, com clara referência aos filmes americanos do gênero. Alguns dos mais famosos e aclamados filmes desse período formam a “A trilogia dos dólares”: Por um punhado de dólares (1964), Por uns dólares a mais (1965) e Três homens em conflito, ou do original em inglês, “The Good, the Bad and the Ugly” (1966).

Na opinião pública, na mídia e nas redes sociais há uma pressão genuína e crescente por mais e melhores práticas de produção sustentável para garantir o que precisamos no presente sem comprometer as gerações do futuro. E a voz das massas deixa claro o tom da mensagem: não é só possível e viável produzir assim, é mais do que necessário.

Para ler o artigo completo acesse o site da revista Plant Project