Agrocorp /


Basf e Bosch anunciam joint venture para desenvolver soluções agrícolas inteligentes

As empresas alemãs Basf e Bosch anunciaram um acordo de joint venture para o desenvolvimento de soluções de agricultura digital. Uma nova sede será inaugurada em 2021 em Colônia, na Alemanha, e os primeiro produtos desenvolvido em conjunto serão lançados no ano que vem aqui no Brasil e na Argentina.

Serão duas soluções: uma versão do sistema Intelligent Planting Solution (IPS), que oferece inteligência aprimorada para semeadura e recomendações de fertilizantes, e o Smart Spraying, que combina a tecnologia de sensor de câmera da Bosch e o software com a plataforma xarvio, da Basf, para otimização de recursos nos cultivos – reduzindo até 70% o uso de herbicidas. Eles serão disponibilizados em um um número limitado de máquinas em 2021. 

O Brasil, assim como a Argentina, foram os primeiros mercados escolhidos pelas empresas por conta da importância e do tamanho de seus setores agrícolas. Antes do lançamento oficial, a solução foi testada com produtores brasileiros. “É muito importante validar nossa tecnologia diretamente com os agricultores. Nosso centro está localizado no Paraná e temos muitas propriedades próximas. Mas também estamos olhando para Bahia e Mato Grosso”, afirma Andrew Allen, responsável mundial da Divisão de Veículos Comerciais e Off-Road do grupo Bosch, em coletiva de imprensa realizada de forma virtual para divulgar as novidades.

Leia mais:
Basf lança a solução digital xarvio Field Manager
SP Ventures anuncia captação inicial para novo fundo de US$ 75 milhões, com recursos da Basf e Syngenta
Algar Telecom e Bosch lançam desafio em busca de agtechs inovadoras

Foi a partir do retorno desses produtores que eles adaptaram a tecnologia para que ela funcionasse a despeito de alguns gargalos bastante conhecidos por aqui, como a falta de conectividade nas fazendas. A solução encontrada foi fazer um upload de mapas em cada pulverizadora, em um local da propriedade com acesso ao wifi. Com isso, o maquinário vai a campo já com os dados inseridos. Ao retornar, no final do dia, os novos dados são baixados, novamente via wifi. É possível também usar um aplicativo da xarvio para fazer uma conexão direta com a máquina.

As duas soluções apresentadas serão apenas as primeiras. “A agricultura tem muitas oportunidades de disrupção. As tecnologias digitais vão permitir uma produção muito mais sustentável, que gera uma confiança muito maior na comida que comemos. Ao mesmo tempo, vamos proteger nosso ar, nosso solo e nossa água”, afirma Tobias Menne, head global da divisão de soluções digitais de Agro da Basf. E o executivo indica que as duas empresas trabalham agora em uma solução para manejo de pragas.