Agrocorp / Agtech / Notícias /


Basf inaugura novo centro de experiências digitais e científicas

Batizado de onono, o espaço tem o objetivo de aproximar clientes, startups e colaboradores

Situado no nono andar do prédio que abriga o escritório central da Basf, o novo centro de experiências digitais e científicas da multinacional foi oficialmente inaugurado hoje – embora já estivesse funcionando em fase de testes nos últimos dois meses. Batizado de onono, é um espaço que tem empolgado o time que trabalha na área de inovação da empresa por conta das possibilidades que oferece.

O projeto, concebido há cerca de 12 meses, custou R$ 6 milhões e será usado para o desenvolvimento de soluções em todos os pilares da empresa, incluindo o agro. Laboratórios permitem que a eficácia dos produtos sejam testadas ali mesmo, e funcionalidades para palestras e estações de trabalho para startups, tudo em um ambiente moderno, tecnológico e sustentável.

“O Brasil é um país que está preparado para receber soluções digitais. O brasileiro é um dos que mais passa seu tempo na internet, e o país é único em termos de diversidade”, disse Manfredo Rübens, presidente da Basf para a América do Sul, no evento de lançamento. “De certa forma, é a velha indústria que sustenta a nova indústria”, afirmou Fabiano Sant’Ana, head de Digital da empresa. “Esse espaço dá agilidade para que possamos captar valores em inovações”.

O objetivo principal da iniciativa é oferecer um espaço para conexão de pessoas. A programação prevê encontros com alunos de universidades, workshops para que os próprios funcionários da Basf tenham contato com esse ambiente de inovação, além de sessões de design thinking.

Em vez de “terceirizar” os riscos envolvidos na busca por novas soluções, a empresa diz que vai compartilhar os riscos, em um formato que prevê ganhos para os dois lados. “Queremos contribuir para que as inovações sejam feitas de maneira correta”, diz Almir Araújo, responsável pela área de Agricultura Digital. Os empreendedores contarão com o apoio da Basf, mas terão liberdade para oferecer seus serviços para todos, não apenas para clientes da empresa. Estes, no entanto, terão condições especiais na hora de contratar algum serviço. É uma maneira de fidelização ao oferecer um pacote diferenciado que vai além dos produtos.

A Basf tem um programa de aceleração de startups, o AgroStart, feito em parceria com a aceleradora Ace. Recentemente, a empresa anunciou a criação de um Ecossistema de inovação em parceria com grandes empresas, que fornecem tecnologia e mentoria para o desenvolvimento de soluções. Os primeiros parceiros anunciados foram a Samsung e a Bosch. Outros nomes devem ser divulgados em breve.