Bayer lança o marketplace Orbia e um novo programa de fidelidade
“Nosso objetivo é criar o marketplace mais famoso do agro brasileiro”, diz Gerhard Bohne, presidente da divisão agrícola da Bayer
Com a proposta de atender às mudanças de perfil dos produtores rurais, a Bayer anunciou hoje o lançamento de duas iniciativas: Impulso Bayer, um sistema de fidelidade, e a Orbia, um marketplace voltado para produtores e distribuidores.
O Impulso Bayer é uma plataforma de relacionamento, uma evolução da Rede AgroServices, lançada em 2011. “Queremos inspirar e impulsionar os agricultores para o futuro”, diz Thiago Junqueira, diretor de Experiência do Cliente da Divisão Crop Science da Bayer. Na prática, ela funcionará de maneira semelhante a um programa de milhagens. Os produtores acumularão pontos de acordo com o nível de relacionamento com a empresa, e serão qualificados com estrelas. Com elas, será possível ter acesso a experiências exclusivas, como viagens internacionais, consultorias e outros serviços.
O objetivo da Orbia é mais ambicioso. “Nosso objetivo é criar o marketplace mais famoso do agro brasileiro”, diz Gerhard Bohne, presidente da divisão agrícola da Bayer. Trata-se de uma grande plataforma que já conta com uma base de dados com 140 mil produtores, responsáveis por aproximadamente 65% da área plantada no Brasil, provenientes do banco de dados da Rede AgroServices. O potencial de negócios é de R$ 70 bilhões. Resultado de uma joint venture com a empresa de tecnologia Bravium, a Orbia funcionará com base em três grandes negócios: fidelidade, commodities e insumos. A plataforma é aberta ao mercado e funcionará como um agregador de produtos. “Não é um e-commerce”, diz Ivan Moreno, CEO da empresa. “Vamos tangibilizar a transformação do agronegócio”.
Além de comprar insumos e vender commodities na plataforma, os produtores terão acesso a operações de barter. “Eles podem vender a safra, atual ou futura, gerando um contrato de barter e créditos, que por sua vez podem ser usados na compra de insumos”, diz Ivan Moreno. É um modelo simplificado que deve facilitar as operações. Além disso, a Orbia está conversando com bancos, e a primeira parceria deve ser anunciada nos próximos 30 dias. Negociações com o Sicoob e o Sicredi também avançam: o objetivo é oferecer créditos ao produtor direto na plataforma, garantindo que eles serão usados na compra de insumos. A Orbia começa a funcionar no dia 1º de novembro com as plataformas de fidelidade e insumos. O terceiro modelo de negócios, das commodities, entre no ar no final de janeiro de 2020.
Leia mais:
– Climate Experience mostra as novidades da plataforma de agricultura digital FieldView
– AgTech Garage, o novo hub de inovação do agro, abre suas portas
– Radar AgTech 2019: o perfil das startups do agro de São Paulo
As duas plataformas vão conversar por meio dos pontos acumulados. Transações feitas na Orbia renderão créditos, que poderão ser usados no Impulso Bayer, fechando um ciclo que acompanhará o produtor em todas as etapas da cadeia. A empresa tem planos de expandir a atuação da Orbia para a Argentina já neste ano. Para 2020, estuda chegar ao Paraguai e Chile. Em 2021, México e Colômbia devem ser os próximos mercados.