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Beyond Meat prepara IPO e pode se tornar um unicórnio

Food tech espera transformar as carnes alternativas em um mercado multibilionário

No setor cada vez mais disputado das “carnes alternativas” à base de vegetais, a Beyond Meat é a que mais se destaca – e pode se tornar um unicórnio em breve. A empresa planeja seu IPO e espera captar US$ 183,8 milhões – em 8,75 milhões de ações com preços entre US$ 19 e US$ 20. Com isso, sua avaliação saltaria para US$ 1,2 bilhão.

O dinheiro captado será destinado à expansão de suas fábricas e à construção de novas unidades, à pesquisa e desenvolvimento de novos produtos e ao marketing destinado a aumentar as vendas.

Recentemente, a startup anunciou uma parceria com a Trifecta, maior companhia de delivery de produtos orgânicos dos Estados Unidos. O sistema de entrega da Trifecta tornaria as carnes alternativas da Beyond Meat disponíveis em todos os estados americanos pela primeira vez. Elas também são vendidas pela rede de supermercados Whole Foods.

O sucesso da food tech se deve principalmente à maneira como ela divulga seus produtos: não para os veganos e vegetarianos, que representam 5% da população dos EUA, mas para os carnívoros que desejam uma nova opção em suas dietas. Mesmo assim, até agora ela não conseguiu lucrar nada. Seus custos de operação e marketing continuam subindo, e eles não pretendem quitar nenhuma dívida com o valor captado no IPO.

A empresa também tem grandes competidores, incluindo outras food techs, como a Impossible Meats, a Boca Foods, e a Tofurky, entre outras. Ela também vê grandes corporações como a Cargill, a JBS e a Tyson Foods como concorrentes. A Tyson detinha 6,53% da Beyond Meat, mas decidiu vender sua parte da startup. De acordo com o site Axios, o motivo foram crescentes tensões entre as duas companhias, causadas pelo desejo da Tyson de desenvolver sua própria linha de proteínas à base de vegetais.

De acordo com o site Market Watch, a Beyond Meat tem grandes ambições. A principal é liderar a transformação das carnes alternativas em um mercado multibilionário. Mas o caminho até essa consolidação será longo. O principal entrave é o fato de que seus produtos dependem de um ingrediente específico: proteína de ervilha, produzida apenas na França e no Canadá. Por depender de um único fornecedor, já sofreu atrasos em sua produção.