Agtech /


BNDES Garagem: programa de fomento a startups está com inscrições abertas

Internet das coisas aplicada ao ambiente rural, sustentabilidade ambiental e aplicações que usem o sistema Blockchain estão entre as categorias preferidas pelo programa

Startups inovadoras ou empreendedores com soluções criativas têm até o dia 27 de janeiro de 2019 para se inscrever na primeira edição do BNDES Garagem, programa de apoio a startups brasileiras. Serão 60 selecionados em todo o Brasil. As inscrições podem ser feitas neste link.

São duas categorias. O programa Criação é focado em ideias que ainda não foram tiradas do papel, desenvolvendo o MVP (produto mínimo viável) e lançando a startup para o mercado. Já o Garagem Aceleração ajudará startups já estabelecidas a crescer, facilitando o contato de investidores com o MVP.

Entre os temas de interesse estão a sustentabilidade ambiental, a internet das coisas, especialmente aplicada ao ambiente rural, e Blockchain, mas startups de qualquer categoria podem fazer a inscrição normalmente. Os selecionados terão acesso a mentores, workshops, acompanhamento, networking e um escritório localizado no Rio de Janeiro. O BNDES dispõe de R$ 10 milhões para investir no programa.

De acordo com o cronograma, as inscrições serão avaliadas entre os dias 28 de janeiro e 13 de março, e os vencedores serão notificados até o dia 15 de março. O programa Aceleração terá início no dia 8 de abril, e o Criação, em 20 de maio. O programa será conduzido pelo consórcio Wayra – Liga Ventures.

Além do fomento a startups, o BNDES também lançou um edital para escolher o gestor responsável pelo futuro Centro de Inovação do banco, previsto para ser inaugurado em novembro de 2019. O espaço ficará próximo à sede do BNDES no Rio de Janeiro, e será ocupado por equipes de inovação, startups e universidades. A expectativa é que no próximo ano o BNDES Garagem seja realizado já no novo centro.