Cargill entra na disputa pelo mercado chinês de proteínas alternativas
A China é o segundo maior mercado consumidor de carne do mundo, atrás apenas dos Estados Unidos. Por isso, representa uma oportunidade enorme para as fabricantes de proteínas alternativas – no final de abril, publicamos uma reportagem aqui no StartAgro falando sobre como a Beyond Meat pretendi expandir suas atuações e levar seus produtos à China mesmo em meio à pandemia. Agora, a Cargill também vai entrar na disputa por esse valioso mercado.
Uma das maiores empresas processadoras de alimentos do mundo, a Cargill lançará em junho a linha PlantEver, disponível tanto em lojas físicas quanto em marketplaces online. O lançamento acontece após um período de testes em que unidades da rede KFC venderam nuggets de frango à base de vegetais.
Leia mais:
– Beyond Meat expande sua atuação para a China em parceria com o Starbucks
– SoftBank e Cargill investem US$ 161 milhões em food tech que produz carne em laboratório
– Iniciativa da Cargill busca soluções para garantir alimentação segura e sustentabilidade
A estratégia da Cargill é começar com uma linha reduzida de produtos e expandir as opções aos consumidores nos próximos meses. De acordo com o site AgFunder News, a empresa vai fornecer os alimentos para empresas privadas, que por sua vez poderão vendê-los sob suas próprias marcas.
A concorrência, no entanto, será grande. Além da Beyond Meat, a Impossible Foods, outra food tech que lidera o mercado de proteínas “plant based” nos Estados Unidos, recebeu um aporte de US$ 500 milhões de investidores asiáticos justamente para expandir sua atuação no continente. Além disso, a China tem algumas food techs próprias investindo nas proteínas alternativas, como a Omnipork, focada em produtos suínos, um tipo de carne muito consumido no país, e a Starfield.