Cerveja reciclável? Conheça a bebida hipster sustentável que usa urina no processo de produção
Seria possível reciclar urina para produzir cerveja? Não só é possível como isso já existe. Uma cervejaria na Dinamarca usa xixi para fertilizar campos de cevada. Mas calma: a urina não está na cerveja, mas apenas no processo de produção.
A DW Brasil, unidade brasileira da empresa alemã de mídia Deutsche Welle, fez um post sobre isso.
A história é a seguinte.
Fertilizante de campo de cevada
Os visitantes do Festival de Roskilde produzem milhares de litros de xixi. Mas o que fazer com toda essa urina depois que acaba a festa?
A fabricante da cerveja Pisner resolveu então usar todo esse material para fertilizar campos de cevada. A função é a mesma do adubo animal tradicional.
“A razão pela qual fazemos a cerveja é porque somos uma cervejaria artesanal perto de Copenhague e há quatro anos adotamos a produção orgânica”, diz Henrik Vang, presidente da Norrebro Bryghus. “Então hoje todas as nossas cervejas são orgânicas. Pensamos que seria uma ótima ideia também ter uma cerveja reciclável, afirma.
Isto tem um beercycling
Conforme observa a DW Brasil, usar tamanha quantidade de urina como fertilizante é uma novidade. O conceito é chamado de beercycling. E o resultado é o que se pode chamar de uma cerveja hipster sustentável.
Os 50 mil litros de urina recolhidos no festival produzem cevada suficiente para 60 mil garrafas de Pisner.
Confira abaixo o vídeo produzido pela DW Brasil. Vale conferir.
E aí, topa um brinde?