Agtech /


Com a proposta de substituir tratores por robôs, agtech arrecada £ 1 milhão

Campanha de financiamento coletivo teve participação de mais de mil investidores

A ideia de substituir grandes tratores por pequenos robôs é bastante atrativa para os produtores rurais. Tanto que a pequena agtech inglesa Small Robot Company conseguiu arrecadar pouco mais de £1 milhão em uma campanha de financiamento coletivo – mesmo tendo apenas protótipos de seus robôs para mostrar aos investidores.

A campanha foi lançada na metade de dezembro e atingiu a meta original de £500 mil em poucos minutos. É o resultado do apoio de diversos pequenos produtores da região. Foram mais de 1000 investidores e a maior quantia oferecida por uma única pessoa foi de £60 mil. Em geral, cada participante entrou com £5 mil que serão convertidos em £10 mil de créditos quando a companhia for oficialmente lançada.

O objetivo da startup é oferecer pequenos robôs capazes de tornar a produção mais eficaz e sustentável. Atualmente, eles trabalham com três modelos além de Wilma, nome dado à inteligência artificial por trás de todos eles. O mais avançado é Tom, capaz de monitorar toda a produção, identificando sementes que não germinaram, qual planta precisa de fertilizante e qual precisa de fertilizante. A partir das informações coletadas por ele o produtor pode recorrer aos outros modelos: Dick, responsável pela aplicação de fertilizantes e defensivos, e Harry, dotado de uma perfuratriz projetada para plantar cada muda com máxima eficiência.

De acordo com os fazendeiros e cientistas por trás da startup o uso dos robôs permitirá um aumento de até 40% na produtividade e uma redução de 60% nos custos, com a aplicação mais precisa de fertilizantes e com a redução no desperdício de sementes que não germinaram. Atualmente, o robô Tom já está em fase de testes em 20 propriedades da Inglaterra. Dick e Harry serão desenvolvidos ao longo de 2019 e devem começar a ser testados em 2020. A expectativa é que a produção em larga escala só comece mesmo em 2021. Os interessados em utilizar o serviço pagarão uma taxa de assinatura baseada no tamanho da propriedade em hectares.

No total, a companhia já levantou £2,5 milhões. Além da campanha de financiamento coletivo no site Crowdcube, a Small Robot recebeu £300 mil em capital semente, £50 mil em outra campanha e valores acumulados em prêmios de inovação no Reino Unido.