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Como o Grupo Positivo, gigante nacional da tecnologia, enxerga o agronegócio?

Por André Sollitto
Plant Project

Desde o começo de 2018, a vida de Graciete Lima, consultora de Novos Negócios da Positivo Tecnologia, uma das maiores empresas de tecnologia do Brasil, deu o que se pode chamar de guinada. A executiva, que até então não tinha intimidade com as cadeias agropecuárias, passou a gastar a botina dentro e fora do País, como uma verdadeira desbravadora em busca das oportunidades para o avanço tecnológico no campo. Ela se enfiou de corpo e alma em uma imersão pelo universo do agronegócio após vislumbrar o potencial de desenvolvimento no meio rural. Por aqui, esteve em fazendas e cooperativas, e lá fora visitou países como Estados Unidos e Israel, para conhecer os ecossistemas de startups. E foi pinçando players importantes, capazes de fazer a diferença e atender às demandas dos produtores. Essa jornada culminou na criação de um fundo de investimentos que, até agora, concentrou seus aportes em AgTechs.

O interesse da Positivo pelo setor é compreensível. O Brasil é o terceiro maior exportador agrícola do mundo. Lidera a produção de café e açúcar, fica apenas um pouco atrás dos Estados Unidos na soja, e é o maior exportador de carne bovina do planeta. Ainda assim, toda a cadeia produtiva é repleta de entraves que limitam a lucratividade. Alguns deles resultam de processos que são transmitidos de geração a geração, por uma questão de tradição, testados pelo tempo, mas não necessariamente pela ciência. Grandes volumes de informação ainda são anotados à mão, em cadernos, sem a devida interpretação para transformar esses dados em conhecimento. Muitas tomadas de decisão ainda são feitas com base apenas na experiência do produtor. Por isso, há tanto espaço para as inovações tecnológicas. O ecossistema de startups do agro é vibrante e cresce a cada ano – e em breve será capaz de tornar o País uma referência global, um exportador de conhecimento e tecnologia.

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