Como o novo app da Friboi quer facilitar a relação entre pecuaristas e frigoríficos
Toda a transação é feita de maneira digital, tornando o processo mais transparente
A relação entre pecuaristas e a indústria é, historicamente, um dos elos mais sensíveis da cadeia produtiva de carnes. Com pouca informação disponível, a compra e venda de animais para abate nos frigoríficos costumava ser cercada de desconfiança de ambos os lados. A tecnologia, agora, pode mudar drasticamente esse quadro. Lançado há uma semana pela maior empresa do setor no mundo, o aplicativo Friboi Pecuarista promete levar para a era digital uma negociação normalmente feita de maneira presencial, oferecendo mais transparência e simplificando processos. “O balcão digital, como o mais novo canal de Originação da Friboi, marcará o início da relação 4.0 entre indústria e pecuarista”, diz Leandro Testa, diretor de Novos Canais de Originação da Friboi
O aplicativo é o resultado de três anos de pesquisa para atender às necessidades dos produtores de todas as regiões em que a empresa atua. “É um projeto robusto, conectado com o nosso sistema tradicional”, conta o diretor. O principal desafio da empresa foi transformar a complexidade do banco de dados em algo intuitivo para o produtor, que pode, segundo Testa, usar o Friboi Pecuarista como uma espécie internet banking.
Numa primeira fase de operações o aplicativo oferece três serviços: Quero Vender, em que o produtor pode consultar o preço para sua fazenda, ofertar o gado e realizar negócios direto com a Friboi; Meus Negócios, usado para acompanhar as datas de embarque e abate dos animais; e Abate Online, em que é possível acompanhar, em tempo real, a pesagem, a tipificação e a classificação do lote no Farol da Qualidade – sistema de avaliação das carcaças desenvolvido pela companhia.
Além de facilitar o relacionamento com fornecedores de longa data, o app permite que novos produtores ofertem seus bois. Como as cotações são personalizadas, cada pecuarista terá a oportunidade de construir o seu rating de qualidade com a plataforma. “Ela democratiza o acesso para pecuaristas de diferentes portes e dá ainda mais transparência a todo o processo, com informações em tempo real”, afirma Testa.
Até agora, a plataforma tem atraído a atenção dos pecuaristas. Foram registrados mil downloads apenas nas primeiras 24 horas após o lançamento. “A receptividade do mercado vem superando as nossas expectativas”, diz Testa.
A Friboi também lançou um outro aplicativo, o Play, com muito menos alarde. A proposta é oferecer conteúdos e mídias interativas aos consumidores das linhas de carne Friboi, Maturatta, Do Chef, Reserva e 1953. Cada embalagem terá etiquetas coloridas que podem ser lidas por smartphones.
Os aplicativos Friboi Pecuarista e Friboi Play estão disponíveis para iOS e Android.
Assista ao vídeo que explica as funcionalidades do app:
Leia também: CowTech: Como as tecnologias digitais estão levando a pecuária a uma nova fase