Como o produtor rural usa internet, smartphones, WhatsApp e aplicativos
Confira a nova pesquisa da ABMR&A, que mostra como é a relação do produtor rural com a internet e ajuda starups e empresas no desenvolvimento de soluções para esse público
Associação Brasileira de Marketing Rural e Agronegócio (ABMR&A) divulgou ontem um estudo que interessa diretamente às startups do agronegócio. A 7a. Pesquisa Hábitos de Mídia do Produtor Rural indica que a utilização da internet pelo homem do campo foi de 42% entre os entrevistados, um aumento de 7,7% em relação a 2013, data do levantamento anterior. A pesquisa foi realizada com 2.835 produtores rurais de 15 Estados.
LEIA TAMBÉM
10 COISAS QUE VOCÊ NÃO SABIA SOBRE O PRODUTOR RURAL E A TECNOLOGIA
15 APLICATIVOS AGRÍCOLAS ÚTEIS E IMPERDÍVEIS PARA BAIXAR EM 2017
O estudo identificou também outro traço importante de comportamento: o avanço do uso de smartphones. Segundo a pesquisa, em 2013, 17% dos produtores consultados tinham celular com acesso à internet. Em 2107, a porcentagem subiu para 61%.
O Portal Universo Agro traz mais detalhes sobre a pesquisa da ABMR&A.
Confira abaixo.
Produtor rural usa cada vez mais internet para se informar
O produtor rural usa cada vez mais a internet para se informar. É o que aponta a 7a. Pesquisa Hábitos de Mídia do Produtor Rural, elaborada pela Associação Brasileira de Marketing Rural e Agronegócio (ABMR&A), e divulgada nesta quarta-feira (31).
Segundo o levantamento, que consultou 2.835 produtores rurais de 15 Estados, o uso da internet entre o homem do campo alcançou 42% dos entrevistados, salto de 7,7% frente o resultado da pesquisa de 2013.
O uso de smartphones é outro dado que reforça a forte tendência de digitalização do produtor rural brasileiro. Em 2013, apenas 17% dos produtores consultados disseram ter o aparelho. No levantamento de agora, 2017, 61% dos entrevistados afirmaram possuir ao menos um “celular inteligente”.
WhatsApp e aplicativos
No que diz respeito a aplicativos e redes sociais, o Whatsapp lidera a preferência dos produtores conectados, com 96% deles declarando usar o app. Em seguida, vem o Facebook (67%), Youtube (24%), Messenger (20%), Instagram (8%) e Skype (5%). “O produtor rural vem usando cada vez mais a internet para se atualizar, buscar informações sobre mercados e insumos”, disse Marcelo Claudino, responsável pela pesquisa. (continua…)
Clique aqui ler na íntegra a matéria do Universo Agro.