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Conheça a Hortify, agtech que criou um sistema de gestão para hortifruticultores

A hortifruticultura é um dos setores do agronegócio que não tem exatamente uma abundância de soluções tecnológicas desenvolvidas por agtechs. Identificando essa carência do produtor de hortaliças, a startup Hortify desenvolveu uma plataforma que oferece um sistema de gestão voltado justamente para esses agricultores. “Já existiam muitas soluções para o setor de grãos. E o produtor de hortaliças é um verdadeiro guerreiro, já que essas culturas demandam um esforço diário enorme”, afirma Vinicius Sossella, cofundador e CTO da Hortify.

Formada por quatro sócios, um deles da área de hortifruticultura, a empresa surgiu há cerca de dois anos e a proposta inicial era oferecer apenas um marketplace. “Participamos de várias feiras grandes e já pivotamos muito nosso produto”, diz Vinicius. Hoje, a plataforma oferece quatro funcionalidades: gestão de mão de obra, gestão financeira, uma central de compras e rastreabilidade. O foco é principalmente nos produtores médios e grandes, que podem obter ganhos de produtividade de até 30%. “O agricultor precisa saber onde está seu gargalo, entender seus gastos, para poder ter um ganho de rentabilidade”. 

A ferramenta de rastreabilidade é interessante tanto para mostrar que o produtor está trabalhando de acordo com as normativas estabelecidas pelo governo quanto para mostrar ao consumidor cada etapa do processo. Segundo Vinicius, a plataforma já cria um QR Code que mostra quais os insumos usados e aponta qual o caminho que aquele alimento percorreu até chegar à gôndola dos mercados. 

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A quarta funcionalidade é o marketplace, cujo diferencial é ser justamente focado em hortifruticultura e estufas agrícolas. “O produtor, especialmente de cidades menores, tem dificuldade em encontrar os produtos. Com um clique, ele pode cotar preços com 20 a 30 fornecedores diferentes”, diz Vinicius. Com isso, aumenta seu poder de compra e de barganha por melhores preços.

O modelo de negócios da Hortify envolve a cobrança de mensalidades de acordo com os serviços escolhidos. O produtor pode optar só pela gestão financeira, ou só pela gestão de mão de obra. Ou, ainda, por um kit com todas as opções disponíveis. “Tentamos ser bem acessíveis”, afirma o empreendedor. Os preços começam em R$ 50 e chegam a R$ 250 no pacote mais completo. Há também uma taxa quando alguma negociação é concretizada dentro da plataforma.

Atualmente, a Hortify está em busca de um investimento pré-Seed e busca firmar parcerias com empresas e com cooperativas que atendam produtores. “Acreditamos que essas parcerias podem tracionar nossas vendas”, afirma Vinicius. Segundo o cofundador, a plataforma também foi desenvolvida de forma modular e pode ser facilmente adaptada para outras culturas. Milho e soja, inclusive, já estão nos planos para o futuro.