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Conheça a startup agro que é uma das empresas mais inovadoras do mundo, segundo a Fast Company

Ranking Fast Company 2017 das empresas mais inovadoras do mundo: como a startup agro Farmers Business Network usa Big Data e estimula a colaboração entre os produtores rurais para formar uma ampla comunidade que troca informações e, assim, facilita a tomada de decisão nas fazendas  

Por Daniel Vieira

A revista Fast Company divulgou o ranking global das “50 companhias mais inovadoras do mundo 2017”. Na relação, aparece a startup agro Farmers Business Network (FBN), que ocupa a 34° posição. O que faz e como ela alcançou esse feito?

A FBN é uma startup americana com sede no Vale do Silício, em San Carlos, na Califórnia, a menos de 15 km de distância de Palo Alto. O negócio da FBN consiste basicamente em trabalhar com Big Data a partir de dados fornecidos por produtores, formando assim uma ampla rede de informações que pode ser acessada por seus membros e utilizada na tomada de decisões estratégicas.

Problema que resolve

A empresa  busca resolver um problema um problema sério problema de vividos pelos fazendeiros, pois  é difícil saber, por exemplo, que sementes ou insumos têm melhor desempenho numa região – e até mesmo o preço delas – quando você está a quilômetros de distância de outro agricultor com quem poderia trocar informações desse tipo.

Para eliminar esse isolamento e facilitar o compaartilhamento de experiências, a plataforma abre espaço para que os os fazendeiros fornecem informações a respeito de suas propriedades, como tipo de solo, rotação de culturas, incidência de pragas e doenças, produtividade, preço pago em insumos, variedades utilizadas etc.

O objetivo é conhecer o que é mais utilizado pelos produtores, qual o desempenho dos produtos e insumos em diferentes condições de solo e clima e, assim, ajudar na tomada de decisões. “Nós democratizamos a informação para que os agricultores compartilhem uns com os outros e usem para seu próprio benefício”, disse à Fast Company Charles Baron, um dos fundadores da Farmers Business Network.

Anônimos

Toda a informação reunida na plataforma é utilizada de forma anônima, preservando a privacidade de seus membros. A questão é que ela pode ser usada individualmente, levando-se em consideração o conhecimento acumulado pelos agricultores.

Atualmente é cobrada uma taxa anual de até US$ 600 dos membros. A plataforma conta com mais de 25 culturas e 2,5 mil linhagens de sementes diferentes cadastradas, totalizando mais de 4,5 milhões de hectares em 31 estados. A Farmers Business Network já recebeu US$ 44 milhões em investimentos de fundos como Acre Venture e Kleiner Perkins entre outros.