Conheça as food techs inovadoras selecionadas pelo Desafio Visionários
A primeira edição da competição Desafio Visionários foi organizada com o objetivo de fomentar o desenvolvimento de soluções inovadoras no setor alimentício. O processo seletivo teve quatro etapas e definiu cinco projetos finalistas, apresentados para 30 executivos e lideranças da indústria de alimentos durante o evento Horizonte 20 Food, em São Paulo.
Os critérios de seleção incluíram o nível de inovação das soluções apresentadas, a resolução de problemas existentes hoje e que podem existir no futuro, e seu potencial de aplicação em escala comercial. No final, foram três vencedoras: duas escolhidas pelos jurados e uma terceira pela votação do público.
Conheça os três vencedores:
Intelligent Foods: responsável por um processo que combina temperatura e pressão, eliminando bactérias e microorganismos. Esses alimentos podem ser mantidos em temperatura ambiente, sem necessidade de refrigeração, por até quatro anos, mantendo características como cor, textura e sabor.
Hakkuna: desenvolve produtos com proteína de insetos. Atualmente oferece uma farinha proteica, mas prepara o lançamento de uma linha de barras de proteína e snacks à base de proteína de grilos.
Mandala Comidas Especiais: escolhida pelo público, produz alimentos seguros para celíacos, alérgicos, intolerantes ou sensíveis a determinados ingredientes.
Leia mais:
– SoftBank e Cargill investem US$ 161 milhões em food tech que produz carne em laboratório
– Beyond Meat é eleite a empresa de alimentos mais disruptiva de 2019
A Intelligent Foods, primeira colocada, recebeu um aporte de R$ 5 mil em investimento anjo, além de mentoria jurídica, consultoria com a Tacta Food School, escola de educação na área técnica de alimentos e consultoria.
O Desafio Visionários foi organizado pela Tacta Food School em parceria com a empresa Duas Rodas, fabricante de ingredientes para a indústria alimentícia, e com a Seara Alimentos.