Agtech / Notícias /


Designer cria embalagem de ovo que pode ser plantada e dá resultados em um mês

O grego George Bosnas defende o uso de alternativas capazes de dispensar até a reciclagem

Já falamos de ovos em outras ocasiões aqui no StartAgro, tanto da versão à base de plantas feita pelo Grupo Mantiqueira quanto de outras iniciativas semelhantes fora do Brasil. Mas algo que raramente é discutido é a embalagem em que eles são vendidos. Geralmente, elas são feitas de papelão e podem ser recicladas. Mas o designer industrial grego George Bosnas decidiu ir além e desenvolveu uma alternativa que pode ser plantada. Produzida com papel, farinha, amido e sementes, a Biopack, como ele a chamou, dá resultados em apenas 30 dias.

De acordo com Bosnas, a solução é uma maneira lúdica de superar os enormes custos envolvidos na reciclagem, incluindo o transporte e a energia gasta no processo. A embalagem é densa o suficiente para proteger os quatro ovos em seu interior, e uma vez plantada ajuda a recuperar a fertilidade do solo.

Leia mais:
Maior produtor de ovos do Brasil lança versão alternativa à base de ervilhas
Como uma food tech criou uma alternativa aos ovos feita com feijões

O design foi premiado no desafio Young Balkan Designers de 2019, um concurso criado em 2011 na região dos Bálcãs, na Europa, com foco em soluções de economia criativa.

Por enquanto, o projeto é apenas um piloto. Mas faz parte de uma mudança de mentalidade dos consumidores. Assim como eles estão mais interessados em alimentos mais saudáveis, produzidos de maneira sustentável, muitos se preocupam também com a embalagem em que eles são comercializados. Se além de serem recicláveis elas oferecem outros benefícios é bem provável que elas logo se tornem uma alternativa viável ao público.