Eiwa garante rodada de financiamento Serie A para plataforma de gerenciamento de dados agrícolas.
A Eiwa, uma startup de tecnologia agrícola sediada em Saint Louis, nos Estados Unidos, garantiu recentemente uma rodada de financiamento Serie A para sua plataforma de gerenciamento de dados utilizada por empresas e produtores agrícolas. A rodada de financiamento foi liderada pela Serra Ventures, uma empresa de capital de risco com sede em Champaign, Illinois. Embora o valor exato do financiamento não tenha sido divulgado pela Eiwa, o acesso a alguns arquivos regulatórios mostram que a empresa levantou US$1,6 milhão (~ R$ 8,37 milhões). A seguir apresentamos as principais implicações desta rodada de Serie A para a startup e para o futuro da empresa.
A Eiwa é fornecedora de uma plataforma digitalizada de informações sobre satélites, drones, IoT e outras interfaces, que aplica um sistema de transformação das camadas de GIS (Geographic Information System) em dados tabulares para cada um dos talhões com método de aprendizagem e análise dos mercados para aquele produto específico. Os serviços permitem o acompanhamento e a análise dos dados relacionados a culturas com padrões climáticos e outros fatores relevantes à produção. Essa plataforma ajuda os agricultores a tomarem decisões mais precisas sobre o plantio, colheita e outros aspectos de suas operações. A plataforma da Eiwa é projetada para ser fácil de se usar e acessível para agricultores de todos os tamanhos, desde pequenas propriedades rurais familiares até grandes empresas agrícolas.
A rodada de financiamento de Serie A liderada pela Serra Ventures é um marco significativo para a Eiwa, pois permitirá que a empresa expanda suas operações comerciais e alcance mais clientes no setor agrícola. O fato de a Eiwa ter levantado US $1,6 milhão em financiamento de capital sugere que a plataforma de gerenciamento de dados da empresa está ganhando tração entre as empresas agrícolas e que os investidores veem potencial para um crescimento adicional. Embora pareça ter passado a febre por plataformas digitais, vemos que aquelas que ainda apresentam diferencial tecnológico e estão construindo inovações de fato, estão amadurecendo e conseguindo captação de investimentos para seu crescimento. Em paralelo a desaceleração no interesse por plataformas digitais por parte dos produtores, notamos que houve um crescimento significativo no que compete a coleta e geração de dados. Nos últimos cinco anos o volume e a qualidade das informações cresceram muito e a oferta de serviços de analytics e gestão da informação precisaram de muitas inovações.
O setor agrícola está pronto para ser transformado pela tecnologia, e a plataforma da Eiwa está bem posicionada para capitalizar essa tendência. Ao utilizar a análise de dados e a aprendizagem automática, a plataforma da Eiwa pode fornecer aos agricultores insights e recomendações que podem ajudá-los a otimizar suas operações e aumentar seus rendimentos, seguindo a nova tendência das plataforma digitais dentro de um cenário de muitos dados. À medida que o setor agrícola continua enfrentando desafios relacionados às mudanças climáticas, ao crescimento populacional e a outros fatores, soluções tecnológicas como a plataforma da Eiwa se tornarão cada vez mais importantes. Não há dúvidas que é assertivo investir em quem está trabalhando fortemente com big-data, mas não apenas na gestão da informação, mas principalmente na entrega por análises que realmente contribuam para a otimização dos sistemas de produção agrícola.
Em conclusão, a rodada de financiamento Serie A da Eiwa é um avanço positivo para a empresa e pode trazer grandes impactos para o setor agrícola, principalmente pelo seu perfil de atuação integrada desde o IoT até a entrega da análise dos dados para tomada de decisões. Com essa captação, a Eiwa deve expandir suas operações comerciais para outros países e potencialmente desenvolver novos produtos ou serviços que possam ajudar os agricultores a aumentar seus rendimentos e otimizar suas operações. À medida que o setor agrícola continua enfrentando desafios relacionados às mudanças climáticas, ao crescimento populacional e a outros fatores, soluções tecnológicas como a plataforma da Eiwa se tornarão cada vez mais importantes.
Editado por
Mateus Mondin
Professor Doutor
Departamento de Genética
Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” – ESALQ
Universidade de São Paulo
Editor Chefe da StartAgro