Embrapa busca soluções para piscicultura e agricultura no Matopiba
Startups com soluções para piscicultura ou para sistemas agrícolas integrados no Matopiba (região que compreende os estados do Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia) podem participar de um novo edital de inovação aberta lançado pela Embrapa Pesca e Aquicultura. As inscrições podem ser feitas neste endereço até o dia 30 de maio.
A proposta é firmar parcerias técnico-científicas para o desenvolvimento das soluções. Um comitê vai avaliar todas as propostas enviadas e as empresas selecionadas serão anunciadas no dia 10 de junho deste ano.
Os temas de interesse são bastante amplos. Para a piscicultura, o edital lista sistemas sustentáveis, manejo produtivo de diferentes sistemas de produção, nutrição e alimentação, nutrigemônica, epigenética, microbioma e metagenômica, melhoramento genético, seleção genômica, reprodução de peixes nativos de água doce, prevenção e tratamento de doenças, tecnologias para redução de contaminantes, bem-estar animal, processamento de pescado e reaproveitamento de resíduos, tratamento de efluentes, impactos ambientais em atividades aquícolas, manejo sustentável da pesca, aquicultura ornamental, softwares e aplicativos para análise técnico-econômica de sistemas de produção, gestão em aquicultura e pesca, e soluções para marketing e avaliação do mercado de consumo.
Leia mais:
– Embrapa Gado de Leite lança chamada para desafio de inovação aberta
– Conheça as 20 startups selecionadas para o programa Pontes Para Inovação da Embrapa
No caso dos sistemas agrícolas integrados no Matopiba, a lista de temas também é extensa e inclui risco climático na agricultura, conservação e manejo de recursos hídricos, eficiência no uso da água, recuperação de áreas degradadas, produção agrícola sustentável em plintossolos pétricos, sistemas integrados de produção (ILP, ILPF), manejo integrado de pragas nas culturas produtoras de grãos e fibras, recuperação e manejo de pastagens degradadas, levantamento e descrição da vegetação nativa com foco na relação com solos e climas, restauração ecológica, mitigação da emissão de carbono com adoção de sistemas agrícolas sustentáveis e mandiocultura em sistemas agrícolas integrados.
A Embrapa tem lançado diversos desafios de inovação e convocações para startups. Falamos de todas elas aqui no StartAgro. No início de abril, a Embrapa Gado de Leite também lançou um edital de inovação aberta cujo foco era a busca de soluções para a cadeia de produção do leite.