Entenda por que o game Farming Simulator está entrando no mundo dos e-Sports
Ao oferecer uma experiência realista o jogo conquistou fazendeiros do mundo real
No mundo das competições de games, ou eSports, o cenário é dominado por títulos como Overwatch e League of Legends, em que times adversários disputam pela supremacia em batalhas intensas que acontecem em arenas virtuais. Por isso, o anúncio de que Farming Simulator, que como o próprio nome diz coloca o jogador no papel de um fazendeiro, teria seu próprio calendário de campeonatos foi visto com surpresa – e desconfiança. Afinal, de que maneira um simulador agropecuário conhecido por oferecer uma experiência relaxante poderia brigar pela atenção dos fãs, acostumados com a ação frenética dessas partidas?
A desenvolvedora Giants Software afirmou que a liga terá campeonatos espalhados pela Europa e a premiação final será de 250 mil euros, equivalentes a R$ 1 milhão. As disputas incluirão empilhamento de feno em equipes de três contra três, além de novos modelos multiplayer, e acontecerão em eventos como a Paris Week e a Gamescon. Competições regionais são realizadas há algum tempo, mas os prêmios não passavam de três mil euros.
Esnobar o potencial do jogo no mundo dos eSports é ignorar os motivos que transformaram o game em um sucesso de público. A última versão, Farming Simulator 19, foi lançada no final de 2018 e em apenas dez dias vendeu um milhão de cópias. Hoje, o total já passa de dois milhões de games vendidos. De acordo com o Martin Rabl, gerente de marketing da Giants, boa parte dos jogadores são fazendeiros ou têm alguma conexão com o mundo agropecuário. “Respeitamos muito esses jogadores, que já sabem muito sobre o tema, e também com as marcas presentes no game”, disse ao site PC Games Insider. Por isso, a nova versão do jogo conta com maquinário da John Deere, a maior fabricante do mundo no setor, além de outros tratores.
O jogo atraiu a atenção de pessoas da área justamente por seu alto grau de realismo. E é essa conexão com o mundo real que fez com que a Giants quisesse investir no mercado dos eSports – projetado para passar de US$ 1 bilhão em 2020. Afinal, existem competições nos eventos agropecuários de verdade. E a empresa afirma que não pretende competir com os gigantes as disputas virtuais, mas oferecer um novo espaço para que seus jogadores possam interagir. “Tradicionalmente, jogos são sobre vencer. Mas o sucesso de Farming Simulator mostra que há pessoas que gostam de participar de maneira mais aberta, usando o recurso multiplayer para encontrar novos amigos e passar algumas horas divertidas”, diz Rabl.
O Brasil também tem um contingente de fãs interessados principalmente em personalizar o game. Embora seja ambientado na América do Norte, o Farming Simulator oferece conteúdos adicionais, lançados regularmente, e a possibilidade de receber modificações, ou mods, feitas pelos jogadores. Existem sites que oferecem fazendas brasileiras para o game, aproximando a experiência da nossa realidade.