Facebook Live: BASF e ACE indicam as oportunidades para startups do agro (e dão outras dicas)
Em Facebook Live com empreendedores do agronegócio, Basf e ACE falam do programa de aceleração Agrostart. Na foto, Pedro Waengertner, CEO da ACE (à esq.) e Almir Araújo Silva
Por Clayton Melo
Onde estão as oportunidades para as startups do agronegócio no Brasil, como aproveitá-las e como estruturar uma nova empresa do agro para que ele obtenha um crescimento sustentável? Essas foram algumas das questões abordadas pela Basf e pela aceleradora ACE em um Facebook Live realizado há alguns dias. As duas empresas são parceiras no Agrostart, o primeiro programa de aceleração de startups específico para o agronegócio no Brasil.
O bate-papo com os empreendedores foi conduzido por Almir Araújo Silva, gerente de marketing digital da Basf para a América Latina, e Pedro Waengertner, CEO da ACE.
CLIQUE AQUI PARA CONFERIR NA ÍNTEGRA O FACEBOOK LIVE . O link vai levar para a galeria de vídeos. Em “Todos os vídeos”, procure por aquele tem o título “Agrostart, inovação no agronegócio”.
Almir e Pedro relembraram que os empreendedores interessados em participar do programa de aceleração precisam oferecer soluções que auxiliem a cadeia agrícola em cinco importantes desafios: gestão da lavoura, automação no campo, gestão de estoques, agricultura de precisão e rastreabilidade. As inscrições podem ser feitas no site www.agrostart.basf.com.br.
AgTech, a nova onda tecnológica
Pedro começou a conversa abordando o descompasso entre a força do agronegócio brasileiro e o fato de o Brasil ainda não ter a projeção que deveria na nova onda tecnológica, o AgTech. “O Brasil se destaca em que tudo quanto é ranking de agricultura. É top disso, líder naquilo, mas em tecnologia para agricultura a gente não é reconhecido como líder global. Me explica qual sua visão sobre isso, Almir?
“A agricultura passou por evoluções tecnológicas que permitiram produzir mais com quase a mesma quantidade terra. Como? Com tecnologia. Quais tecnologias? Agricultura de precisão, a revolução dos químicos, mecanização do campo, plantio direto, coisas comuns no mundo do agronegócio”, disse Almir.
“O que está faltando, aquilo em que o Brasil não é protagonista, por mais que seja protagonista no agronegócio? Está faltando a inovação digital, com uso da Internet das Coisas…na cadeia. Dentro da porteira e fora da porteira.”
“Entendemos que o próximo passo, que está chegando com força, são as AgTechs – softwares, empresas e produtos que auxiliem na tomada de decisão em toda a cadeia”, continuou Almir.
Quando perguntados por um usuário a respeito de fontes de informação sobre mercado AgTech, e Almir e Pedro destacaram o StartAgro, o primeiro e único canal AgTech no Brasil (a conversa está a partir do 38º minuto da transmissão).
“Temos muitos sites hoje fora do País, como o AgFunder. Mas, no Brasil, hoje temos o StartAgro como o site especializado em AgTech”, afirmou Almir.
Tendências
E onde Basf enxerga que será o futuro da AgTech, perguntou outro usuário?
“A gente percebe que o futuro do AgTech passa pelos cinco desafios que comentamos, principalmente na questão de automação. E como o Pedro falou: tem muito processo, muita coisa que pode ser melhorada. Tem muito desperdício em toda a logística. Às vezes uma coisa simples que vocês façam, que vai ser disruptiva ou não, pode ser só uma melhoria de processo, pode fazer uma mega diferença”
Pedro completou: “Às vezes um negócio simples e estruturado pode funcionar muito bem. Da fazenda até a nossa mesa, a ineficiência que tem ali no meio é um negócio brutal”, disse.
“Acho que o futuro passa por melhorar essa cadeia de várias maneiras, desde hardware, robôs, inteligência artificial até melhorar lá na ponta. O alimento que estou comendo tem a procedência x,y.z…”.
Esse é um breve resumo do bate-papo com o Almir e o Pedro. Você pode conferir todo o conteúdo por meio deste link.
Vale a pena.
CLIQUE AQUI PARA CONFERIR O BATE-PAPO AOVIVO REALIZADO PELA BASF E PELA ACE STARTUPS. O link vai levar para a galeria de vídeos. Em “Todos os vídeos”, procure por aquele tem o título “Agrostart, inovação no agronegócio”.
Se quiser saber mais sobre o programa de aceleração Agrostart, separamos abaixo alguns posts e vídeos que fizemos sobre o tema, com entrevista em vídeo com Almir e o Pedro.
VÍDEO: POR QUE A BASF E A ACE ESTÃO EM BUSCA DE STARTUPS DE AGRONEGÓCIO
BASF E ACE LANÇAM PROGRAMA PARA SELECIONAR STARTUPS DE AGRONEGÓCIO
“NÃO HÁ DESCULPA PARA O BRASIL NÃO SER RELEVANTE EM AGTECH”, DIZ PEDRO WAENGERTNER, DA ACE STARTUPS
E, para facilitar, deixamos aqui também duas entrevista em vídeo com o Almir e o Pedro. Aproveitem 🙂