Food Tech / Notícias /


Food Tech: Conheça o BreadBot, um robô padeiro

Embora o pão seja um dos alimentos mais antigos do mundo, sua receita sofreu poucas alterações nos últimos 10 mil anos. E dominar a arte de assar belos pães é uma tarefa que pode levar uma vida de dedicação. Se depender de uma empresa da cidade de Walla Walla, em Washington, no entanto, tudo isso ficará para trás e o processo em breve será totalmente automatizado. Na feira de tecnologia CES, a Wilkinson Bakery apresentou o BreadBot, um robô capaz de produzir 235 pães por dia, ou 10 por hora, sem (quase) nenhuma interferência humana.

O processo começa com um mix de ingredientes que deve ser colocado na máquina. Uma vez lá dentro, o BreadBot assume o comando. A massa é batida, modelada no formato e assada. Depois de prontos, os pães são expostos em uma parte da máquina em que os consumidores podem pagar e retirar os filões.

Claro que replicar o que um grande padeiro faz não é tarefa fácil. “O processo é bastante complicado porque estamos falando de um organismo vivo”, diz Randall Wilkinson, o principal executivo da Wilkinson Baking, ao jornal Washington Post. Por isso, a experiência foi substituída pela inteligência artificial. São 70 sensores que monitoram o pão 100 vezes por segundo, adaptando elementos como a temperatura do forno, a umidade da massa ou a velocidade do mixer em tempo real. A máquina só não é totalmente independente porque algum humano precisa colocar a mistura de ingredientes e limpá-la após o uso.

Redes de supermercado americanas já demonstraram interesse no BreadBot, e ele está sendo oferecido como uma alternativa para ganhar tempo, já que é possível programá-lo para começar a preparar os filões antes ho horário de abertura. As máquinas não são vendidas: a Wilkinson Bakery firma um contrato de uso e se encarrega da manutenção e das atualizações.

Por enquanto, o BreadBot é capaz de preparar pão branco e integral, além de versões com aveia e mel, nove grãos e centeio. Para o futuro, Wilkinson espera ser capaz de oferecer filões customizados, com mensagens gravadas ou com misturas específicas de ingredientes.

No vídeo abaixo é possível ver o processo de produção dos pães: