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Food tech Just fecha parceria com a multinacional Post Holdings

Já falamos da foodtech americana JUST aqui no StartAgro antes: afinal, a empresa foi pioneira em desenvolver um substituto à base de vegetais para os ovos. Conseguiu a façanha usando uma proteína de feijão moyashi, popular na culinária asiática. Agora, a startup fechou uma parceria com a Michael Foods, que produz ovos e lácteos e é uma marca da Post Holdings, uma das maiores processadoras de alimentos do mundo.

De acordo com o acordo, a Michael Foods será distribuidora exclusiva dos produtos da JUST nos Estados Unidos. Em um comunicado divulgado à imprensa, o CEO da food tech, Josh Tetrick, disse que a negociação representa um dos momentos de maior orgulho da companhia na “construção de um sistema alimentar melhor”. 

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A negociação também diz muito sobre como os grandes players do setor estão de olho nas proteínas alternativas. São poucos os que não entraram nesse segmento de uma maneira ou de outra. De acordo com o site AgFunder, essas grandes empresas estão investindo em startups já existentes, por meio de suas divisões de venture capital, ou estão desenvolvendo seus próprios produtos. Uma terceira estratégia envolve as parcerias de distribuição e produção, como é o caso da JUST.

Além disso, elas estão de olho no cenário pós-pandemia. As proteínas representam uma grande oportunidade, tanto pelo interesse crescente de mercados ainda pouco explorados, como é o caso da China, quanto pelas discussões acerca do mercado de proteína animal. Nos Estados Unidos, frigoríficos foram fechados depois que centenas de casos foram registrados. Agora, depois que o presidente Donald Trump exigiu a reabertura dessas fábricas, novos polos de contaminação estão surgindo nas cidades em que eles estão instalados. Especialistas no mercado já apontam uma mudança nos hábitos de consumo de boa parte da população, que tende a se afastar da carne em busca de substitutos.