GAF Talks: Big Data e agricultura – Quem é o dono dos dados?
Os desafios do uso do Big Data na agricultura foram abordados em palestra do representante da FAO durante o GAF Talks 2017. Confira mais detalhes e veja o vídeo
O uso do Big Data, tecnologia que extrai inteligência de uma grande massa de dados, na agricultura é uma tendência, pois permitirá aumentar a produtividade no campo. Mas a disseminação desse recurso impõe alguns desafios. Além daqueles de ordem tecnológica, há outro: quem é o dono dos dados armazenados nas plataformas de Big Data: o produtor ou a empresa de tecnologia?
Essa é das questões levantadas por Alan Bojanic, representante da Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO) no Brasil, durante palestra no GAF Talks 2017, série internacional de encontros que se propõe a discutir as principais tendências do agronegócio, foi realizado nesta quarta-feira, no dia 29 de março, no Sheraton WTC, em São Paulo. Organizado pela consultoria agrícola Datagro, o evento teve a StartAgro e a Plant Project como veículos de mídia oficiais.
LEIA TAMBÉM
TÁ NO YOUTUBE: CONFIRA COMO FOI O GAF TALKS 2017
BNDES PREPARA NOVO FUNDO PARA STARTUPS; VALOR PODE CHEGAR A R$ 500 MILHÕES
TECNOLOGIA PARA MÁQUINAS AGRÍCOLAS: 4 COISAS QUE VOCÊ PRECISA SABER
Confira mais detalhes na reportagem do portal Universo Agro, que você pode acessar por aqui ou ler abaixo.
O vídeo está no pé deste post.
________________________________________________________________________
Big Data vai contribuir para aumentar a produtividade agrícola
Segundo Alan Bojanic, da FAO, agricultura de precisão é a agricultura do futuro
O Big Data vai contribuir para o aumento de produtividade na agricultura pela capacidade de oferecer informações precisas e específicas para melhor tomada de decisão do produtor rural.
Foi o que destacou o representante da Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO) no Brasil, Alan Bojanic, em palestra no GAF Talks, evento realizado pela DATAGRO nesta quarta-feira (29), em São Paulo (SP).
Segundo Bojanic, a agricultura de precisão, que eleva a automação no campo, é a agricultura do futuro, e as soluções de Big Data serão cruciais para essa evolução. De acordo com o representante da FAO no Brasil, além de subsidiar o produtor rural com recomendações relacionadas a plantio e colheita, as plataformas de Big Data também serão cada vez mais usadas para projeções de comercialização, relacionadas ao vaivém dos mercados.
Entre os desafios, Bojanic citou a questão da propriedade dos dados que serão armazenadas nas plataformas de Big Data. “Carecemos de regulação neste tema.” O representante da FAO apresentou como exemplo de ferramenta de Big Data o Agrovoc, plataforma da organização. Em sua apresentação, Bojanic citou, ainda, estudo da FAO e OCDE que aponta o Brasil como o maior exportador de produtos agrícolas até 2024.
Abaixo, você pode ver na íntegra a palestra de Alan Bojanic. Acesse a partir do minuto 10.