Glossário /


Glossário: CEO e o C-Level

O termo CEO é conhecido não apenas por empreendedores, empresários e outros profissionais, mas também por pessoas que pouco tem a ver com o universo corporativo. Afinal, ele é usado para se referir ao diretor executivo, que muitas vezes também é o “rosto” oficial da empresa, aquele que aparece sempre que ela é mencionada. Mas existem diversas outras siglas usadas para se referir a cargos de liderança. Para acabar com qualquer dúvida, preparamos um pequeno guia.

Assim como CEO, a nomenclatura C-Level, que representa os executivos sêniores mais altos de uma empresa, começa sempre com a letra C, de “Chief”, termo em inglês para “chefe”. Na tradução, CEO significa Chief Executive Office, e é usado para o cargo mais importante. Nas startups, é comum que o fundador ocupe essa posição, mas é comum encontrar executivos de fora convocados especialmente para a função. De acordo com o tamanho e a organização da empresa, o CEO pode ocupar o lugar do presidente, ou os dois sejam usados para se referir a profissionais distintos. Existem ainda níveis de CEOs: em empresas multinacionais, um profissional pode ficar responsável por cada país, ou região, e também por setor de atuação.

Leia outros posts da seção Glossário

Logo abaixo na hierarquia está o Chief Operating Officer, ou COO. É o diretor de operações, responsável por cuidar da operação diária da empresa. Normalmente, ele reporta diretamente ao CEO. O CFO, ou Chief Financial Officer, é o cargo mais alto relacionado às finanças da empresa. Ele é responsável pela estratégia de negócios da empresa. Em startups com soluções tecnológicas, o CTO, ou Chief Technology Officer, o Diretor de Tecnologia, também possui papel muito importante.

A lista de siglas é enorme. Chief Marketing Officer (CMO), ou diretor de marketing; Chief Information Officer (CIO), diretor de informação; Chief Communication Officer (CCO), diretor de comunicações; Chief Human Resources Officer (CHRO), diretor de recursos humanos; Chief Science Officer (CSO), diretor de ciências; e Chief Compliance Officer (CCO), diretor de conformidade. Tudo depende da organização da empresa, seu ramo de atuação e estratégia. É comum ver siglas iguais usadas para cargos absolutamente diferentes.