Glossário: MVP (Produto Minimamente Viável)
Em alguns casos, especialmente no momento de inscrever sua startup em um programa de aceleração, por exemplo, não basta apenas ter uma boa ideia. É preciso ter um produto ou serviço pronto, com todas as suas funcionalidades, para que essa ideia seja testada na prática. Essa primeira versão, normalmente feita com o mínimo investimento necessário, é conhecido como MVP, ou Produto Minimamente Viável, da sigla em inglês.
Startups em fase inicial, e mesmo empresas maiores que buscam diversificar seus produtos, usam o MVP para testar o mercado, a aceitação do público e o desempenho de suas soluções. Em especial, é uma maneira de gastar pouco até obter a chamada validação do produto – tema abordado em outra ocasião aqui no site. E evitar um investimento alto em algo que pode não dar retorno nenhum, ou dar um retorno muito abaixo do esperado.
O MVP deve ter todas as funcionalidades originalmente concebidas, mas ele pode ser apresentado como um protótipo, sem o acabamento que se espera de uma versão finalizada. O importante é usar a experiência dos usuários para detectar falhas no projeto inicial, além de compreender com mais precisão as necessidades do público que deverá ser atendido por ele. É muito comum que o MVP sofra diversas alterações nesse período.
Depois de validado, o produto deve ser aprimorado. Só então sua versão final chega ao mercado de maneira efetiva, geralmente acompanhado do marketing para fortalecer sua aceitação.
Como curiosidade, o termo também tem outra conotação: é o Most Valuable Player, ou Jogador Mais Valioso. Em campeonatos como a NBA e a NFL é o nome dado ao atleta que mais se destacou durante a temporada.
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