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Glossário: Pitch e a importância de vender sua ideia de forma rápida

Poucos termos usados no mundo das startups e do empreendedorismo geram tanta discussão quanto o pitch. Sua definição é simples. Trata-se de uma apresentação rápida, com duração de três a cinco minutos, de uma ideia ou projeto com o objetivo de atrair interessados, sejam eles clientes ou investidores. A expressão parece descolada, mas basicamente diz respeito às técnicas mais variadas usadas para vender um produto.

E fazer um pitch perfeito, capaz de convencer alguém a abrir a carteira, é um feito e tanto. Por isso existem tantos guias e dicas relacionados ao tema. Temos m repertório de sugestões para montar o seu pitch que você confere nos links abaixo.

Outro termo bastante comum é Elevator Pitch, uma apresentação ainda mais rápida, de cerca de 20 a 30 segundos. A origem do termo é incerta. A ideia mais aceita é a de que o nome está relacionado a um encontro hipotético entre o empreendedor e o investidor em um elevador. Nos poucos segundos disponíveis, o empreendedor vai tentar vender sua ideia. Outra versão diz que o nome vem de Elisha Graves Otis (1811-1861), inventor do sistema de segurança para elevadores em 1852, quando eles ainda eram vistos com incerteza. Em uma demonstração, ele pediu que a corda que sustentava o elevador em que estava fosse cortada. Em poucos segundos, o sistema que inventou impediu sua morte e o público que assistiu à demonstração ficou espantado. O exemplo deixa claro que é preciso transmitir um projeto da maneira mais contundente e direta possível. A principal vantagem é que o elevator pitch não requer tanta preparação e pode ser feito em diversas circunstâncias.

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