Há muita ciência na produção de alimentos, mas muitos não sabem disso. Por quê?
O estudo “Alimentos Transgênicos”, encomendado pelo Conselho de Informações sobre Biotecnologia (CIB) ao Ibope Conecta, mostra que 23% das pessoas dizem saber que existe ciência aplicada no desenvolvimento de alimentos.
Essa porcentagem é bem abaixo dos 84% que compreendem a importância da pesquisa para a cura de doenças e dos 68% que reconhecem a relevância dela para a criação de tecnologias.
Os dados da pesquisa estão em reportagem “Ciência a serviço da agricultura”, publicada no dia 29 de outubro pelo jornal Folha de Londrina.
Segundo os especialistas tecnologia na agricultura ouvidos pelo periódico, uma das explicações para esse desconhecimento sobre a pesquisa agrícola é a migração do campo para as cidades.
“Imagino que o que tenha contribuído para isso seja o distanciamento da agricultura por parte desse público que responde a esse tipo de entrevista, que é uma população de internautas, que é representativo, mas que não tem familiaridade sobre a necessidade de ciência para produzir alimentos”, diz a diretora-executiva do CIB, Adriana Brondani.
Para conferir a reportagem na íntegra, clique aqui.