Habitat Floema, novo hub de inovação do Rio Grande do Sul, busca agtechs e food techs
Recém-inaugurado na zona rural da cidade de Viamão, a cerca de 60 minutos de Porto Alegre, o Habitat Floema nasceu com o objetivo de se tornar um hub de inovação no agro e um campo de testes para startups. O espaço faz parte da Fábrica do Futuro, um ecossistema que oferece um conceito de habitat para empreendedores.
A estrutura do Habitat Floema conta com 27 hectares, incluindo área de reflorestamento e um laboratório para o desenvolvimento de soluções de biotecnologia. “É um espaço de coworking, mas também oferece um campo de testes para as startups”, afirma Guilherme Kudiess, diretor de operações da Ventiur, em entrevista ao StartAgro. A aceleradora é parceira do hub na busca por agtechs, food techs e biotechs interessadas em participar do projeto.
Leia mais:
– Últimos dias para se inscrever no programa de aceleração de agtechs da Ventiur
– AgriHub Space abre suas portas em Cuiabá
– O que o agro pode ganhar com o novo hub de inteligência artificial de Londrina
“Já temos um mapeamento de empresas do setor aqui em Porto Alegre, e várias delas já entraram em contato conosco para utilizar o espaço”, conta ele. A partir de janeiro, as primeiras devem ser anunciadas. Elas entrarão como residentes ou locatárias. “Mas o espaço ficará sempre aberto para quem se interessar”, diz Guilherme. “Queremos empresas que se sintam livres para criar coisas para o mercado”, diz Mark Udler, diretor do espaço, em comunicado à imprensa.
A abertura oficial aconteceu no dia 30 de novembro, com pitches de startups como a Urban Farmcy, com sua solução de fazendas urbanas, e a TrashIn, que se propõe a facilitar a coleta seletiva de lixo nas cidades. A primeira ação do Habitat Floema em 2020 será um evento com foco no conceito de Farm to Table, que propõe a busca por alimentos comprados diretamente de pequenos produtores. Além disso, a Fábrica do Futuro já planeja a expansão para a cidade de São Paulo.